Será que você acerta o placar Apostar na Betnacional PUBLICIDADE

Home Futebol Nordeste domina classificados para a próxima fase do Brasileirão Série D

Nordeste domina classificados para a próxima fase do Brasileirão Série D

Região do Brasil tem nesse momento alguns dos seus mais tradicionais clubes como o Santa Cruz e América-RN, confira uma análise sobre os clubes nordestinos

Por Anderson Carlos Meira Rodrigues em 18/07/2022 15:46 - Atualizado há 12 meses

Créditos: Rener Pinheiro / CBF

A primeira fase do Brasileirão Série D terminou. Com isso, já sabemos quem serão os 32 clubes classificados para a próximas fase. Estes clubes continuam sonhando com o acesso. Como também, outras agremiações encerram sua temporada por estarem eliminados.

No entanto, algo que chamou atenção foi o número expressivo da Região Nordeste. Dos 32 classificados que sonham em estar entre os 4 que terão o acesso 12 são nordestinos. Assim, esta região do Brasil é aquela que mais tem clubes vivos para o acesso. Inegavelmente a Série D deste ano abriga clubes muito tradicionais da região como é o caso do Santa Cruz e América-RN, inclusive ambos estão credenciados para o primeiro mata mata. Ao todo tivemos 23 clubes nordestinos disputando a primeira fase.

Dos clubes mais tradicionais nordestinos

Podemos admitir que, pelo menos por enquanto, nenhuma das grades torcidas nordestinas estão decepcionadas. Isso porque apesar dos pesares Santa Cruz, América-RN e Moto Club estão classificados.

  • Muita luta de América-RN e Santa Cruz

O tradicional Santa Cruz com participações na Série A, campeão da Copa Nordeste e dono de uma torcida imensa conseguiu a classificação após um empate suado no Estádio do Arruda. Vale ressaltar que o tricolor pernambucano tem a maior média de público da sua divisão, o qual é maior do grande parte dos clubes da Série A e B. Já o Mecão, time da Capital do Rio Grande do Norte, vive o drama de está muitos anos na última divisão do Brasileirão. O alvirrubro chegou na segunda fase do campeonato graças aos dois gols feitos por Wallace Pernambucano que proporcionaram uma virada diante do Souza. Foi suado, mas ao final o Dragão se classificou na segunda colocação do seu grupo.

  • Moto Club demonstrou qualidade

Já o Moto Club, tradicional clube do Maranhão, mas que nos últimos anos não tido grandes expressões regionais e nacionais teve uma vida tranquila nesta fase. Isso porque o clube foi absoluto em seu grupo. Em 14 jogos o Papão do Norte venceu 9, ficando na liderança do grupo. O treinador Júlio César se deu ao luxo de poupar e testar jogadores nos últimos jogos. O time já é apontado como um possível time para o acesso.

Dos mais organizados

Decerto, no quesito organização entre os clubes nordestinos precisamos destacar o Retrô e o Largato. Mesmo ainda não estando entre os clubes tradicionais, ambas as equipes tem subido seus patamares. Assim, ambos os times tem demonstrado força para estar no topo de seus estados em um futuro breve. Sobretudo quando se fala no Retrô que já tem tido resultados expressivos.

  • O Retrô: organização e desejo ao acesso

O recém criado Retrô não possui ainda nem uma década de existência. Mas já decidiu o Campeonato Pernambucano. O fato ocorreu esse ano e, por muito pouco, não chegou ao título diante do Náutico. O Clube já tem uma das maiores estruturas de divisão de base da região. Toda essa organização deu as condições necessárias para uma classificação tranquila para a próxima fase. O Retrô fez 33 pontos na primeira fase, somando 9 a mais do segundo. Ou seja, a Fênix pernambucana sobrou na competição.

  • O Lagarto: uma primeira fase constante

O Lagarto, clube do interior de Sergipe conseguiu viver uma primeira fase constante. Mesmo se classificando em segundo no seu grupo o time treinado por Givanildo Sales liderou grande parte das rodadas. Para muitos, a equipe é de maior nível técnico daqueles que estiveram no grupo 4.

Dos que demonstraram crescimento nas últimas rodadas

Houveram também clubes nordestinos que não foram tão constantes nas primeiras rodadas, mas que conseguiram chegar a classificação. Os dois principais casos ocorreram a partir de bons resultados nas últimas rodadas. O Jacuipense, time baiano apesar de ter perdido na última rodada conseguiu nos últimos 5 jogos 3 vitórias. O time de Jacuípe-BA passou em terceiro lugar. O outro exemplo é do Afogados-PE. O clube heroicamente conseguiu sua classificação na última rodada ao golear o São Paulo Crystal. Mas o que garantiu o quarto lugar no seu grupo foi o time de Afogados de Ingazeira-PE ter perdido um único jogo nos últimos confrontos.

Dos outros clubes do Nordeste

O Juventude Samas, clube do Maranhão surpreendeu a muitas pessoas ao chegar na segunda fase. O time se classificou em quarto no grupo do grupo 2. Outra surpreendente classificação veio do Ceará. O Pacajus terminou a fase em terceiro, sendo o único time cearense ainda existente no campeonato. A Paraíba se orgulha pela classificação do Sousa. O dinossauro paraibano conseguiu manter uma regularidade e se classificar faltando uma rodada de antecedência. O estado da Bahia também pode se orgulhar, pois além da Jacuipense, o Bahia de Feira de Santana conseguiu ficar em segundo lugar no grupo 6.

  • E se o Asa for campeão?

Desde a Copa do Brasil de 2022 que o futebol brasileiro conhece a frase acima. Sim, quem não lembra da honrosa classificação do Asa de Arapiraca diante do Palmeiras? Mas falando de Série D o time foi muito bem na primeira fase. O time conseguiu duas vitórias consecutivas nas últimas rodadas e conseguiu assegurar a primeira colocação do seu grupo.

Exit mobile version