Neste sábado (23), foi realizado o treino de classificação para o GP da França de Fórmula 1, no circuito de Paul Ricard. Em busca de recuperação no campeonato, o piloto Charles Leclerc garantiu a sétima pole position na temporada, e a primeira da Ferrari em Paul Ricard desde 1990.
Já no Q3, Leclerc conseguiu fazer 1:30:871, já na reta final da disputa pela pole. Com isso, superou Max Verstappen que marcou 1:31:176, três décimos a mais que o monegasco.
Desde 2018, quando chegou a Fórmula 1 pela Alfa Romeo/Sauber, Charles Leclerc conquistou em dezesseis oportunidades a chance de largar na frente. Somente nessa temporada de 2022, foram sete vezes, vencendo também em três etapas (Bahrein, Austrália e Áustria).
Com a pole position deste final de semana, o piloto da Ferrari iguala seu melhor desempenho em treinos classificatórios. Em 2019, na primeira temporada pela equipe italiana, Leclerc conquistou sete vezes a pole, vencendo em duas oportunidades.
O Grande Prêmio da França acontece neste domingo (24), às 10h, no horário de Brasília. Também será a despedida do circuito de Paul Ricard do calendário da Fórmula 1, já que em 2023 será substituído por outra etapa.
Relembre quais etapas Leclerc largou em primeiro lugar no grid
2019 – 7 vezes: Sahkir (Bahrein), Spielberg (Áustria), Spa-Francorchamps (Bélgica), Monza (Itália), Singapour (Cingapura), Sochi (Rússia) e Cidade do México (México)
2021 – 2 vezes: Monte Carlo (Mônaco) e Baku (Azerbaijão)
2022 – 7 vezes: Sakhir (Bahrein), Melbourne (Austrália), Miami (Estados Unidos), Barcelona (Espanha), Monte Carlo (Mônaco), Baku (Azerbaijão) e Paul Ricard/Le Castellet (França)