Sem clube desde que deixou o Necaxa-MEX, Valdivia revelou que não pretende mais atuar profissionalmente. Em entrevista à ADN Radio, ele contou que a decisão de pendurar as chuteiras já estava sendo amadurecida. Dessa forma, aos 38 anos, o chileno, que viveu a melhor fase da carreira no Palmeiras, deseja seguir ligado ao futebol, motivo pelo qual analisa dois caminhos: treinador e comentarista.
Antes de anunciar sua aposentadoria, Valdivia atuou na ESPN Chile, mas a função na televisão terá que esperar. Isso porque o ex-camisa 10 do Palmeiras quer intensificar os estudos para virar técnico.
“Estou longe de jogar, tenho tido muito tempo para ver muito futebol. Estou longe de estar jogando porque cansei, já foi o suficiente. O que eu fiz em campo foi o suficiente, já faz algum tempo que decidi parar de jogar. Eu tinha discutido isso com as pessoas mais próximas a mim, são muitos anos de sacrifício e é um momento que me ajudou a não sentir tanta falta do futebol. Os avanços médicos permitiram estender a carreira para 35, 36 anos. Estou estudando com o Jean (Beausejour) para ser treinador, é uma boa oportunidade para continuar a estar ligado ao futebol de outra perspectiva”, disse.
“Gosto das duas coisas. Tive a sorte de trabalhar na televisão muito recentemente e me senti bastante confortável. Também algo que pretendo levar muito a sério, com profundidade. Estou pronto para voltar a trabalhar na televisão, mas não pretendo deixar de lado os estudos que venho fazendo para ser treinador. Isso é algo mais a longo prazo”, completou.
De um Derby marcante, fora de casa, um #TBT mágico pra vocês! 🧙♀️
— SE Palmeiras (@Palmeiras) June 2, 2022
Há 7 anos, uma atuação de gala de Valdivia em seu último jogo com a nossa camisa. Bora rever os melhores momentos ⏮🎥
🏆 Corinthians 0x2 Palmeiras
⚽ Rafael Marques e Zé Roberto#AvantiPalestra pic.twitter.com/fSo6DyM7i6
Futuro de Valdivia
Apesar da inexperiência como técnico, Valdivia deseja seguir os planos de Tevez, que assumiu o Rosario Central. Dessa forma, a intenção do ídolo do Palmeiras é, inicialmente, trabalhar na elite do futebol chileno. Agora, resta saber se, no futuro, o Verdão pode conceder uma oportunidade profissional para o Mago.
“Fernando Gago ou Carlos Tevez não tiveram uma carreira anterior e estão na Primeira Divisão. Por outro lado, aqui no Chile o processo é mais longo Por que não dar o salto para uma equipe da Primeira Divisão? Parece ser algo proibido”, avaliou.