PUBLICIDADE Será que você acerta o placar Apostar na Betnacional
18+ | Jogue com responsabilidade | T&C‘s Aplicáveis

Home Automobilismo Fórmula 1: Vettel fica irritado, abandona reunião com direção de prova e recebe multa da FIA

Fórmula 1: Vettel fica irritado, abandona reunião com direção de prova e recebe multa da FIA

Alemão se queixou dos temas tratados durante encontro de pilotos da F1 com a entidade automobilística; entenda

Por Arthur Santos Eustachio em 12/07/2022 10:54 - Atualizado há 11 meses

Reprodução/RacingNews365

Sebastian Vettel se frustrou na reunião entre pilotos da Fórmula 1 e a Federação Internacional de Automóvel (FIA) da última sexta-feira (8). Segundo relatos, o alemão, bravo, teria se levantado da cadeira e abandonado o evento antes do final. Alegadamente, o piloto da Aston Martin não concordou com a hierarquia dos assuntos tratados pela entidade naquele dia. Para Vettel, os temas de maior importância não estavam sendo discutidos.

Deste modo, por conta dessa atitude, a FIA convocou Vettel no sábado (9) e o multou em 25 mil euros (R$135 mil, na atual cotação). A organização argumentou que o alemão não seguiu os padrões de comportamento exemplar entre os pilotos de automobilismo.

O quatro vezes campeão do mundo de Fórmula 1 se encontrou com o diretor da prova Niels Wittch, a fim de debater o episódio e pedir desculpas. Porém, após o encontro, Vettel se negou a falar com a imprensa acerca do incidente. Questionado, se limitou a dizer: “Pergunte à FIA”.

Entretanto, descobriu-se que a cólera de Vettel devia-se a que o tópico da reunião discorreu sobre questões menores, como por exemplo requisitos de entrada ao pitstop e limite da pista.

Multa de FIA a Vettel: declarações de pilotos da F1

O piloto da Haas Mick Schumacher também comentou sobre o caso. “Eu senti que a gente estava andando em círculos sobre coisas que já foram tratadas. Estava ficando mais longo do que precisava. Entendo a atitude de Seb [Vettel] e penso que outros pilotos também desejaram sair da reunião”, disse.

Daniel Ricciardo, da McLaren, falou que o tempo dispensado em briefings antes das corridas de F1 é inútil às vezes, podendo ser causa de irritação. “Não quero falar pelo Vettel, mas temos trabalho a fazer; portanto, creio que se você está sempre indo e vindo, conversando, isso se torna longo; não há respostas definitivas, então certamente alguns pilotos vão querer sair. Óbvio que Seb se frustrou com o vai e volta”.

Depois da convocação de Vettel pela FIA, George Russel, da Mercedes, pontuou que é preciso haver mais constância dos oficiais. Segundo ele, a Fórmula 1 deveria avaliar se não é melhor ter somente um diretor de prova. Assim, existiria maior eficiência nas decisões.

Durante o fim de semana de F1, os comissários no GP da Áustria determinaram muitas medidas acerca dos limites da pista. A regra de utilizar linha branca como contorno do circuito provocou reiteradas violações.

Ao longo da corrida, foram quatro pilotos penalizados em cinco segundos por ultrapassar os limites da pista diversas vezes. Além disso, 43 voltas foram deletadas. Alguns pilotos disseram que o procedimento era “uma piada”, ao passo que a FIA destaca que se trata de uma medida exigida pelos próprios pilotos.

Clique aqui para saber mais sobre Automobilismo

Sair da versão mobile