A Fórmula 1 é conhecida por seu extenso livro de regras mas, nesta temporada de 2022, algumas delas, incomuns, foram quebradas. Seja com Lewis Hamilton, Vettel ou outro piloto, o regulamento implementado pela FIA fez com que os atletas quebrassem as mais ‘bizarras’ normas da competição.
Scooter de Vettel
Sebastian Vettel foi multado em 5 mil euros por levar uma scooter para o circuito de Albert Park, ana Austrália. O alemão foi forçado a parar na pista da Fórmula 1 ao fim da sessão de abertura, em Melbourne. Mas, no fim do primeiro treino livre, o piloto uma scooter de um dos comissários mais próximos para voltar aos boxes.
A ação de Vettel violou o artigo 26.7 do Regulamento Esportivo da FIA, que proíbe “qualquer pessoa de estar na pista no período de cinco minutos após o final de uma sessão da Fórmula 1, com exceção do pessoal especificamente identificado, que não prevê que os pilotos tenham esse acesso. a menos que especificamente autorizado.”
Todo mundo com muita joia
O uso de joias por pilotos da Fórmula 1, em pista, é proibido desde 2005. Mas, até essa temporada, não havia sido uma regra rigorosamente aplicada. Antes do Grande Prêmio da Austrália, o novo diretor de corrida, Niels Wittich deixou claro desde o início que o uso de joias – incluindo colares, pulseiras e piercings – seria considerado uma violação das regras e poderia resultar em multas.
A ação impactou diretamente Lewis Hamilton, que usou um piercing no nariz durante a maior parte de sua carreira na Fórmula 1, enquanto vários pilotos usam relógios. Apesar de certa resistência dos pilotos e de um período de carência para Hamilton remover o piercing do nariz, todos os pilotos seguiram as regras e, portanto, nenhuma penalidade foi aplicada.
Cueca?
Durante o mesmo fim de semana em Melbourne, Wittich alertou os pilotos de que a FIA estaria ficando mais rígida no monitoramento do tipo de roupa íntima usada durante as corridas da Fórmula 1, por motivos de segurança. A repressão veio após crescentes preocupações de que as roupas íntimas dos motoristas não estivessem em conformidade com os padrões de segurança, principalmente se não fossem à prova de fogo.
O Apêndice L do Código Esportivo Internacional da FIA descreve que os pilotos da Fórmula 1 devem usar luvas, roupas íntimas compridas, balaclava, meias e sapatos homologados, de acordo com os padrões de segurança da FIA.
Escapadinha do do briefing de motoristas
Sebastian Vettel tomou outra penalidade ‘estranha’ na Fórmula 1. O piloto saiu do ‘briefing dos pilotos’ na sexta-feira do fim de semana do último GP, no Red Bull Ring. O tetracampeão se retirou “sem permissão” por ter sentido “frustração na reunião”. Entende-se que Vettel decidiu deixar a reunião depois de ficar frustrado com as discussões sobre os padrões de direção. Com isso, o piloto da Aston Martin recebeu uma multa de 25 mil euros.
Interação com os fisioterapeutas
Antes do GP da Áustria de Fórmula 1, todos os três pilotos que chegaram ao pódio Charles Leclerc, Max Verstappen e Lewis Hamilton, receberam multas 10 mil euros. Isso porque seus fisioterapeutas estavam interagindo com eles no parque fechado, antes de serem pesados. Isso porque os fisioterapeutas “devem esperar do lado de fora da sala de resfriamento, atrás do pódio, até que a cerimônia do pódio seja concluída”.