Fórmula 1: Pérez bate em Russell no GP da Áustria e é detonado por consultor da Red Bull
Piloto mexicano teve que abandonar a prova na 25º volta por problemas no assoalho do carro da Red Bull
Logo nas primeiras curvas no GP da Áustria, o piloto da Red Bull, Sergio Pérez, se envolveu em uma batida com George Russell, da Mercedes. O mexicano levou a pior e foi parar na caixa de brita. Pérez até tentou continuar na corrida, mas os danos no assoalho da Red Bull impediram que ele continuasse na prova.
O episódio provocou a ira do consultor da Red Bull, Helmut Marko, que criticou a manobra de Checo. Ele comentou após a prova que instruiu os pilotos a não realizarem esse tipo de movimento antes da corrida.
“Nós avisamos antes da corrida: não vão por fora nesta curva. Não é algo possível. Aquilo foi desnecessário. Nós já vimos isso antes. Não funciona. Depois disso, o carro ficou danificado e não fazia sentido continuar. O assoalho ficou muito danificado. Ele provavelmente terminaria duas voltas atrás, então não fazia sentido. Foi melhor salvar a quilometragem”, disparou o dirigente.
Por outro lado, Pérez disse que tentou evitar o incidente com Russell e até relembrou o toque de Lewis Hamilton, da Mercedes, com Alexander Albon, que na época estava na Red Bull, no GP da Áustria de 2020.
“Eu não acho que a Mercedes goste quando nossos carros tentam manobras por fora na curva 4. Foi uma pena, porque o Checo estava na frente do Russell. É praticamente uma imitação perfeita do incidente com o Lewis e o Albon alguns anos atrás. Foi uma pena que não tivemos mais espaço”, lamentou Marko.
O toque do mexicano também gerou insatisfação de Russell. O piloto britânico recebeu uma punição de cinco segundos nos boxes e ainda teve danos em seu carro.
Chefe da Red Bull também se posiciona sobre o acidente
O chefe da Red Bull, Christian Horner, teve um posicionamento mais neutro sobre o acidente entre Pérez e Russell. Ele lamentou a oportunidade perdida de dois carros da equipe ocuparem o pódio.
“A Ferrari tinha um carro mais rápido na corrida hoje. Eles conseguiam conservar mais os pneus do que nós, mas acho que o Checo certamente estaria no pódio”, afirmou Horner.
Com a vitória de Charles Leclerc, da Ferrari, e o abandono de Pérez, a vantagem da Red Bull sobre a Ferrari caiu para 56 pontos. Além disso, o monegasco ultrapassou o mexicano no campeonato de pilotos.
Confira o campeonato de pilotos da Fórmula 1:
- Max Verstappen, 208 pontos
- Charles Leclerc, 170
- Sergio Pérez, 151
- Carlos Sainz Jr., 133
- George Russell, 128
- Lewis Hamilton, 109
- Lando Norris, 64
- Esteban Ocon, 52
- Valtteri Bottas, 46
- Fernando Alonso, 29
- Kevin Magnussen, 22
- Daniel Ricciardo, 17
- Pierre Gasly, 16
- Sebastian Vettel, 15
- Mick Schumacher, 12
- Yuki Tsunoda, 11
- Zhou Guanyu, 5
- Alexander Albon, 3
- Lance Stroll, 3
- Nicholas Latifi, 0
- Nico Hülkenberg, 0
Veja o campeonato de construtores da Fórmula 1:
- Red Bull, 359 pontos
- Ferrari, 303
- Mercedes, 237
- McLaren/Mercedes, 81
- Alpine/Renault, 81
- Alfa Romeo/Ferrari, 51
- Haas/Ferrari, 34
- AlphaTauri/Red Bull, 27
- Aston Martin/Mercedes, 18
- Williams/Mercedes, 3