Home Automobilismo Fórmula 1: Pérez bate em Russell no GP da Áustria e é detonado por consultor da Red Bull

Fórmula 1: Pérez bate em Russell no GP da Áustria e é detonado por consultor da Red Bull

Piloto mexicano teve que abandonar a prova na 25º volta por problemas no assoalho do carro da Red Bull

Victor Meira
Com formação em Ciências Sociais e Jornalismo, Victor Meira é um dos editores do Torcedores.com com passagens no Eu Quero Investir, JC Concursos e Esportudo.

Logo nas primeiras curvas no GP da Áustria, o piloto da Red Bull, Sergio Pérez, se envolveu em uma batida com George Russell, da Mercedes. O mexicano levou a pior e foi parar na caixa de brita. Pérez até tentou continuar na corrida, mas os danos no assoalho da Red Bull impediram que ele continuasse na prova. 

O episódio provocou a ira do consultor da Red Bull, Helmut Marko, que criticou a manobra de Checo. Ele comentou após a prova que instruiu os pilotos a não realizarem esse tipo de movimento antes da corrida. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Nós avisamos antes da corrida: não vão por fora nesta curva. Não é algo possível. Aquilo foi desnecessário. Nós já vimos isso antes. Não funciona. Depois disso, o carro ficou danificado e não fazia sentido continuar. O assoalho ficou muito danificado. Ele provavelmente terminaria duas voltas atrás, então não fazia sentido. Foi melhor salvar a quilometragem”, disparou o dirigente.

Por outro lado, Pérez disse que tentou evitar o incidente com Russell e até relembrou o toque de Lewis Hamilton, da Mercedes, com Alexander Albon, que na época estava na Red Bull, no GP da Áustria de 2020.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Eu não acho que a Mercedes goste quando nossos carros tentam manobras por fora na curva 4. Foi uma pena, porque o Checo estava na frente do Russell. É praticamente uma imitação perfeita do incidente com o Lewis e o Albon alguns anos atrás. Foi uma pena que não tivemos mais espaço”, lamentou Marko.

O toque do mexicano também gerou insatisfação de Russell. O piloto britânico recebeu uma punição de cinco segundos nos boxes e ainda teve danos em seu carro. 

Chefe da Red Bull também se posiciona sobre o acidente

O chefe da Red Bull, Christian Horner, teve um posicionamento mais neutro sobre o acidente entre Pérez e Russell. Ele lamentou a oportunidade perdida de dois carros da equipe ocuparem o pódio. 

PUBLICIDADE

A Ferrari tinha um carro mais rápido na corrida hoje. Eles conseguiam conservar mais os pneus do que nós, mas acho que o Checo certamente estaria no pódio”, afirmou Horner.

PUBLICIDADE

Com a vitória de Charles Leclerc, da Ferrari, e o abandono de Pérez, a vantagem da Red Bull sobre a Ferrari caiu para 56 pontos. Além disso, o monegasco ultrapassou o mexicano no campeonato de pilotos.

Confira o campeonato de pilotos da Fórmula 1:

  1. Max Verstappen, 208 pontos
  2. Charles Leclerc, 170  
  3. Sergio Pérez, 151  
  4. Carlos Sainz Jr., 133  
  5. George Russell, 128  
  6. Lewis Hamilton, 109  
  7. Lando Norris, 64  
  8. Esteban Ocon, 52  
  9. Valtteri Bottas, 46  
  10. Fernando Alonso, 29  
  11. Kevin Magnussen, 22  
  12. Daniel Ricciardo, 17  
  13. Pierre Gasly, 16  
  14. Sebastian Vettel, 15  
  15. Mick Schumacher, 12  
  16. Yuki Tsunoda, 11  
  17. Zhou Guanyu, 5  
  18. Alexander Albon, 3  
  19. Lance Stroll, 3  
  20. Nicholas Latifi, 0  
  21. Nico Hülkenberg, 0  

Veja o campeonato de construtores da Fórmula 1: 

  1. Red Bull, 359 pontos
  2. Ferrari, 303  
  3. Mercedes, 237  
  4. McLaren/Mercedes, 81  
  5. Alpine/Renault, 81  
  6. Alfa Romeo/Ferrari, 51  
  7. Haas/Ferrari, 34  
  8. AlphaTauri/Red Bull, 27  
  9. Aston Martin/Mercedes, 18  
  10. Williams/Mercedes, 3  
Better Collective