Após conquistar o título da temporada 2009 na Fórmula 1, a Brawn GP se tornou a grande sensação naquele ano. Mesmo só durando um ano, a equipe inglesa será tema de um documentário que será produzido pelo Disney+, plataforma de streaming.
Com previsão para o segundo semestre de 2023, a série, que contará com quatro capítulos e atuação do ator Keanu Reeves, trará toda a trajetória da Brawn. Na única temporada que participou, os pilotos Jenson Button e Rubens Barrichello fizeram grande temporada, conquistando o título de pilotos e de construtores.
Para o ator, a ajuda do amigo que trabalhava na equipe naquela época foi crucial para produzir o documentário. “Ele estava trabalhando para Brawn na época em publicidade e ele é um produtor e diretor, então nós pensamos: ‘bem, vamos contar essa história’”, disse Reeves.
Atualmente, a Fórmula 1 tem uma série na Netflix que fala sobre a categoria. “Drive To Survive” está em sua quarta temporada, sendo sucesso entre os americanos e também, brasileiros fãs do automobilismo.
Relembre como foi a temporada 2009 da Fórmula 1
A temporada 2009 da Fórmula 1 teve 17 etapas, iniciando na Austrália e encerrando em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. Após a Honda anunciar a saída da equipe na Fórmula 1 em 2008, o engenheiro Ross Brawn, anigo chefe de equipe da Ferrari e da própria Honda, comprou os direitos da equipe.
Na dupla de pilotos, a mesma que esteve desde 2006 na construtora japonesa permaneceu para a Brawn GP. O inglês Jenson Button e o brasileiro Rubens Barrichello tiveram uma temporada de ouro, conquistando 6 vitórias em 7 etapas, todas de Button.
Barrichello, que em boa parte das provas terminava em segundo, fazendo a dobradinha de equipe, venceu duas vezes em 2009. O brasileiro, que não vencia uma etapa desde 2004, conquistou a vitória no GP da Europa, realizado em Valência (ESP), além do tradicional circuito de Monza, na Itália.
Mesmo com a Red Bull em constante crescimento naquela época, Sebastian Vettel não conseguiu superar a excelente campanha de Button, ficando com o vice-campeonato.