Flamengo: site explica como Dorival Júnior trouxe ‘paz’ ao Ninho do Urubu
Troca de treinador teria feito bem ao ambiente interno do Ninho do Urubu, incluindo todos os setores
O Flamengo acertou, mesmo que por linhas tortas, na troca de Paulo Sousa por Dorival Júnior, ao menos quando a questão é o quesito ambiente de trabalho no Ninho do Urubu.
Segundo publicação da ESPN, o jeito do novo treinador tem sido essencial para a ‘paz’ no CT rubro-negro. Dorival tem um jeito ‘simples’ e ‘cativante’, o que tem passado tranquilidade para todos os setores.
O comportamento já havia sido elogiado em 2018, quando ele ficou no clube por quase três meses após a demissão de Maurício Barbieri, melhorou o nível da equipe e terminou como vice-campeão brasileiro.
Dorival colocou “cada um em seu lugar”
Ainda segundo a ESPN, a decisão de Dorival sobre o que iria ocorrer em campo no Flamengo também deu mais tranquilidade ao ambiente. Isso porque sua decisão inicial seria não a de “recuperar o time de 2019”, que dá saudade em todos os torcedores, mas sim fazer o simples, já que tem poucos treinos e pouca chance de promover mudanças táticas profundas.
A ideia, então, foi por manter todos os jogadores em sua posição e rodar o elenco com base no aspecto físico de cada atleta, e claro, por desempenho.
Ele foi sincero com o plantel e deixou claro que “os treinos fariam toda a diferença para escalar a equipe”. Ou seja, em meio ao modelo de jogo, jogará quem treinar melhor na semana.
Outro aspecto foi a volta ao time de jogadores que pouco vinham atuando com Paulo Sousa, como os zagueiros Gustavo Henrique e Léo Pereira e os atacantes Marinho e Vitinho. Além disso, acabou com os três zagueiros, esquema implantado por Paulo Sousa, apostando na linha de quatro na defesa. No setor ofensivo, varia de um 4-1-4-1 para um 4-3-3, que pode se tornar até mesmo um 4-2-3-1, dependendo da posição do adversário.