PUBLICIDADE Será que você acerta o placar Apostar na Betnacional
18+ | Jogue com responsabilidade | T&C‘s Aplicáveis

Home Esportes Radicais Ethan Ewing vence a etapa de J-Bay da WSL

Ethan Ewing vence a etapa de J-Bay da WSL

Em uma final 100% australiana, Ewing levou a melhor sobre seu compatriota Jack Robinson

Por Thais May Carvalho em 15/07/2022 09:19 - Atualizado há 3 anos

Foto: Beatriz Ryder/World Surf League

Na manhã desta sexta-feira (15), Ethan Ewing derrotou Jack Robinson na primeira final de sua carreira no tour. Em três dias seguidos de muito surfe e altas ondas em Jeffreys Bay, na África do Sul, ele conseguiu vencer um campeonato marcado por fortes emoções, com várias pranchas perdidas, lesões, interferências e viradas no último minuto.

No começo da bateria final, Robinson tirou um 8.83 em uma onda cumprida que proporcionou várias manobras de borda diversificadas e potentes. Já Ewing abriu com três manobras fortes no inside após a onda não oferecer muita coisa no início, o que lhe rendeu um 7.17.

Com 28 minutos no relógio, Ethan Ewing fez uma ótima onda. Foram cinco boas rasgadas e um layback ainda melhor para finalizar e tirar um 7.67. Na sequência, Jack Robinson também fez uma boa combinação com múltiplas rasgadas fortes, e conquistou um 6.93.

Em uma onda grande e da série, Ewing conseguiu quatro manobras verticais e em alta velocidade na metade da bateria. Assim, ele tirou um 9.13, que foi sua segunda nota acima dos nove pontos na etapa. Cinco minutos depois, ele surfou uma onda quase idêntica, mas como ela tinha menos tamanho, a nota foi um 7.37 que não entrou em seu somatório.

Com 12 minutos para o fim e precisando de 7.98 para assumir a liderança, Robinson mostrou toda sua potência e agressividade em uma onda de bom tamanho. Mesmo com a ótima sequência de cinco manobras, ele bateu na trave, e tirou um 7.47. 

Com a prioridade em mãos, Ethan Ewing deixou Jack Robinson pegar uma última onda com quatro minutos no relógio. Ele até conseguiu três manobras fortes, mas acabou caindo na finalização e por isso não trocou de nota.

Dessa forma, Ewing conquistou seu primeiro título em três anos no Circuito Mundial. Com o triunfo, ele também se tornou o primeiro surfista a desbancar Robinson em uma decisão no tour – ele havia vencido as três que tinha disputado até então.

Caminho até o título

Round 1: Ethan Ewing 14.34 x Barron Mamiya 12.50 x Jackson Baker 6.30

Oitavas de final: Ethan Ewing 15.76 x Matthew McGillivray 14.00

Quartas de final: Ethan Ewing 11.50 x Jordy Smith 7.03

Semifinal: Ethan Ewing 17.04 x Yago Dora 16.87

Final: Ethan Ewing 16.80 x Jack Robinson 16.30

Dentre os brasileiros, Yago Dora teve o melhor resultado, chegando até a semifinal. Ele também tirou a melhor nota do campeonato: um 9.50 nas oitavas. Além de Dora, Samuel Pupo e Ítalo Ferreira se destacaram na etapa, conseguindo notas acima dos nove pontos e chegando ao dia das finais.

Com o fim da competição em J-Bay, resta apenas uma etapa no Circuito Mundial antes da grande final em Trestles. Entre os dias 11 e 21 de agosto, o tour vai para o Tahiti, na Polinésia Francesa.

Até o momento, dois homens já garantiram seu lugar no top 5. Filipe Toledo carimbou seu passaporte à final no Brasil. Já Jack Robinson se classificou nesta etapa da África do Sul. Com três vagas em aberto, Ewing, que saltou para a terceira colocação do ranking, e Ítalo, que caiu para quarto, estão bem encaminhados para a WSL Finals.

Exit mobile version