Corinthians: Números mostram como Yuri Alberto pode resolver o problema ofensivo do Timão
Apesar da vice-liderança, Corinthians é uma das equipes que menos finaliza a gol no Brasileirão Série A
Após vencer o Flamengo em casa, o Corinthians voltou a ocupar a 2ª colocação do Brasileirão, apenas um ponto atrás do líder Palmeiras. Mas a situação poderia ser ainda melhor se o Timão tivesse um melhor desempenho ofensivo. Isso porque o clube tem o pior ataque entre os oito primeiros colocados da competição.
A esperança da Fiel é que essa situação seja resolvida com a presença de Yuri Alberto no time titular. Com 12 gols marcados pelo Internacional, ele ocupou a 5ª posição na artilharia do Brasileirão em 2021, sendo responsável por 27% das finalizações que venceram o goleiro rival na última temporada.
Conforme mapa de calor do site SofaScore, Yuri Alberto se movimenta bastante dentro de campo, mas é possível ver como ele costuma atuar dentro da área, como jogador de referência. E esse foi justamente o ponto fraco do Timão contra o Flamengo.
🔎 Yuri Alberto (20 anos) foi o jogador sub-20 com a maior Nota SofaScore (7.02) do @Brasileirao 2021.
— SofaScore Brazil (@SofaScoreBR) December 11, 2021
⚔️ 33 jogos
⚽️ 12 gols
🅰️ 3 assists
👟 74 chutes (44 no gol)
☑️ 59% pontaria (!)
🥊 1 pênalti sofrido
🔎 Teve influência em mais de um terço dos gols do Internacional (15/44). pic.twitter.com/5tNYsRufNX
Com um ataque que teve Róger Guedes como centroavante, o Corinthians cruzou 19 bolas na área rival (superior a sua média no campeonato), mas teve apenas três acertos, conforme dados do site Footstats. Inclusive, o gol da vitória nasceu de um cruzamento, mas com gol contra de Rodinei. Dessa forma, a tática de alçar bolas na área se mostrou ineficaz.
Outro ponto, conforme é possível ver acima, é o aproveitamento de quase 60% nas finalizações a gol de Yuri Alberto, algo que pode fazer a diferença no Corinthians em 2022.
Eficiência ofensiva do Corinthians
A equipe treinada por Vítor Pereira é a que menos finaliza a gol no Campeonato Brasileiro, com média de 8.63 chutes por jogo. Porém esse fato é minimizado pelo aproveitamento nesse quesito.
Conforme dados do site SofaScore, o Corinthians tem uma média de 40.58% de acerto nos arremates, inferior apenas ao Internacional (44,75%) e Flamengo (42.11%). Ou seja, o Timão é um dos clubes com maior precisão nos arremates a gol.
Força em casa faz a diferença
Outro ponto que ajuda a entender a boa campanha do clube no Brasileirão é seu desempenho em casa. O Corinthians segue invicto na Neo Química Arena, com 18 pontos em oito jogos.
Além disso, dos 18 gols no Campeonato Brasileiro, 10 foram jogando como mandante. Outro ponto importante é o sistema defensivo. Mais uma vez o Timão se destaca nesse quesito, tendo a segunda melhor defesa da competição (14 gols sofridos), mas apenas dois quando joga em casa.