Edson Arantes do Nascimento, mais conhecido como Pelé, é uma referência mundial, não só no futebol, como no esporte em geral. Dentre várias marcas na sua história, ele é o único jogador a conquistar o tricampeonato da Copa do Mundo.
Veja melhores apps para apostas no futebol
O Rei do Futebol disputou quatro Copas consecutivas, entre 1958 e 1970, e só não levantou a taça em 1966.
Em mais uma matéria especial sobre Copas do Mundo do Torcedores.com, relembre a história de Pelé no Mundial.
Estrela na Copa do Mundo em 1958
Com apenas 17 anos, Pelé foi a estrela do primeiro título conquistado pela seleção brasileira na Suécia. Apesar do Brasil contar com uma equipe com grandes jogadores, o Rei do Futebol foi o principal nome da campanha canarinho.
Um fato interessante é que na época a Federação Brasileira não enviou os números dos jogadores. A Fifa acabou decidindo a numeração das camisas e Pelé acabou ficando com a camisa 10, número que segue eternizado na história do futebol, normalmente reservado para os grandes craques.
Título sem protagonismo em 1962
Quatro anos depois, Pelé já era reconhecido como o melhor jogador do mundo. Mas por conta de lesão sofrida contra a Tchecoslováquia, na segunda partida do Brasil na Copa do Mundo no Chile, ele apenas assistiu Garrincha e companhia garantirem o segundo título brasileiro.
Sonho do tricampeonato adiado
Em 1966 a Copa do Mundo foi disputada na Inglaterra e a equipe brasileira não conseguiu passa pela fase de grupos. Após vencer a Bulgária, o Brasil sofreu derrotas para Hungria e Portugal, sendo eliminado precocemente.
Um fato marcante é que Pelé sofreu com entradas mais fortes dos búlgaros e portugueses, e por conta disso, não conseguiu jogar seu melhor futebol.
Mais um título da Copa do Mundo para o currículo
Pelé chegou a declarar que não iria mais disputar nenhuma Copa após a eliminação em 1966. Mas após aceitar disputas as Eliminatórias da Copa do Mundo em 1969, ele esteve com o grupo que disputou a edição de 1970, realizada no Chile.
E coube ao Rei do Futebol liderar uma das seleções mais elogiadas de todos os tempos da história do futebol na conquista de mais um título para o Brasil, o tricampeonato tanto para o país como para Pelé.
E Zagallo?
Companheiro de Pelé em 1958 e 62, Zagallo detém o recorde de conquistas de Copas do Mundo, com quatro títulos. Mas apenas as duas citadas foram conquistadas dentro de campo.
Em 1970, Mário Jorge Lobo Zagallo foi o treinador do Brasil na campanha do tricampeonato. Já em 1994 ele atou como coordenador técnico da seleção brasileira que era treinada por Carlos Alberto Parreira.
É muito difícil colocar em números os feitos do Rei Pelé pela #SeleçãoBrasileira. O impacto da lenda vai muito além de gols, vitórias ou títulos. Ainda assim, essas estatísticas são impressionantes, não é mesmo? ⚽🇧🇷🔢#Pele80 #ORei80 pic.twitter.com/KwSox6iBgT
— CBF Futebol (@CBF_Futebol) October 23, 2020