O mundo do futebol contará com inúmeras novidades na Copa do Mundo de 2022 que será realizada no Catar. O campeonato será realizado entre outubro e novembro, época de outono no Hemisfério Norte.
Costumeiramente o evento é realizado no verão, porém a FIFA foi obrigada a mudar a programação pois nesta época (entre maio e julho) a temperatura no país sede pode ultrapassar 41 graus Celsius.
Já na época escolhida as temperaturas são amenas chegando a máximas de 26 graus. Clima ideal e seguro para jogadores e a torcida que virá de todas as partes do mundo.
A mudança proposta pela FIFA impactou diretamente a agenda de diversos campeonatos e ligas pelo mundo que terão que reprogramar seus calendários.
Confira as principais ligas afetadas pela Copa do Mundo 2022:
Liga dos Campeões
A maior competição de clubes não foi poupada: a fase de grupos normalmente é realizada até dezembro e a organização terá que ajustar os jogos entre 6 de setembro e 2 de novembro, ou seja, 3 semanas a menos que o período habitual para esta fase do campeonato.
A UEFA Europe League e a UEFA Europa Conference terão um calendário similar a Liga dos Campeões.
Premier League
Ocorrerá uma pausa no campeonato após as partidas de 12 de novembro.
La Liga
O intervalo da competição será ainda maior que a edição inglesa. O campeonato pausará em 8 de novembro e retornará dia 30 de dezembro após a Copa do Mundo.
Campeonato Brasileiro Série A
Não ocorrerão pausas, uma vez que a CBF iniciou a temporada 6 semanas antes que o habitual. O campeonato será totalmente concluído em 13 de novembro.
Outras ligas como a Bundesliga, Campeonato Argentino, Liga MX, MLS e Liga J1 tiveram seus planejamentos alterados ou pausados.
Todo esforço dos clubes será recompensado com o campeonato que atrairá os olhos de todo o mundo.