Os jogos de volta da 2ª fase da competição acontecem neste fim-de-semana. Após a conclusão da rodada, apenas 16 equipes seguirão na disputa.
Na luta pelo acesso ao Brasileirão Série C, o equilíbrio tem sido a tônica. Nos jogos de ida da segunda fase, nada menos do que dez jogos terminaram empatados. Nas demais partidas, os visitantes se deram melhor. Foram quatro vitórias contra apenas duas derrotas para as equipes mandantes. Destaque para a vitória do América-RN sobre a Jacuipense, por 1 a 0, fora de casa (foto).
A Hora do Desempate
No regulamento da Série D, o único critério de desempate na segunda fase é o saldo de gols nas duas partidas. A pontuação obtida na fase de grupos não é levada em conta e, portanto, em todos os confrontos onde o empate prevaleceu na primeira partida, só a vitória interessa. Independente do placar ou da quantidade de gols marcados dentro e fora de casa. Se o empate se repetir, a classificação será decidida na cobrança de pênaltis. Sem prorrogação.
Esta lógica vale para todos os confrontos a seguir:
- Paraná x Cascavel
- Amazonas x Juventude-MA
- Tocantinópolis x São Raimundo-AM
- Moto Club x São Raimundo-RR
- São Bernardo x Azuriz
- Pouso Alegre x Operário-MT
- Caxias x Oeste
- Rio Branco x Pacajus
- Retrô x Santa Cruz
- Bahia de Feira x Costa Rica
Nos confrontos que iniciaram com a vitória dos visitantes, a situação é a mesma para todos. Por terem vencido por um gol de diferença nos jogos de ida, os agora mandantes jogam pelo empate para se classificar. Já os visitantes da rodada precisam devolver o placar para levar a decisão para os pênaltis ou vencer por dois gols de diferença para ficarem com a vaga.
Esta é a cartilha para os quatro duelos a seguir:
- Aimoré x Portuguesa-RJ
- ASA x Afogados
- América-RN x Jacuipense
- Lagarto x Sousa
Domínio Capixaba
Na primeira rodada da segunda fase da Série D, a única goleada aconteceu em Águia Branca, no Espírito Santo. Jogando em casa, o Real Noroeste atropelou o Anápolis e venceu por 5 a 2. O time goiano agora precisa vencer o jogo de volta por quatro gols de diferença para ficar com a vaga. Se vencer por três gols, leva a decisão para os pênaltis.
Outra equipe capixaba que se deu bem jogando em casa foi o Nova Venécia que venceu o Brasiliense, por 3 a 1. Time de melhor campanha na primeira fase, o Jacaré terá que ganhar por três gols de diferença no jogo de volta se quiser seguir adiante na competição. A vaga será decidida nos pênaltis apenas com uma vitória candanga por dois gols de diferença.