A jogadora da WNBA assumiu ter cometido o crime, entretanto declinou que tenha sido intencional. Ela está detida desde fevereiro deste ano. Leia mais
Brittney Griner, estrela do Phoenix Mercury, da WNBA, declarou-se culpada pela acusação de transportar uma grande quantidade de drogas durante a segunda audiência do seu julgamento na Rússia, nesta quinta-feira (7). No entanto, ela nega ter cometido o crime intencionalmente. Segundo a legislação local, o crime pode levar a detenção de 10 anos.
“Gostaria de me declarar culpada, meritíssimo. Mas não houve intenção. Não queria violar a lei”, disse Griner em inglês, sendo traduzida para russo no tribunal.
“Eu gostaria de dar o meu testemunho posteriormente. Preciso de tempo para me preparar”, completou.
A duas vezes campeã olímpica foi detida no Aeroporto de Sheremetyevo, em Moscou, desde fevereiro deste ano. Ela estava com uma “quantidade significativa” de THC (composto da maconha) na forma de óleo de haxixe, considerado ilegal na Rússia, equivalente a 0,56 gramas.
O julgamento de Griner começou no dia 1° deste mês e a próxima audiência será realizada no dia 14.
A admissão da pivô do Mercury ocorreu dias depois de escrever uma carta ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, solicitando esforços para levá-la de volta para casa.
“Sei que você está lidando com tanta coisa, mas, por favor, não se esqueça de mim e dos outros detidos americanos. Faça tudo que puder para nos trazer de volta para casa, por favor”, escreveu a estrela da WNBA.
A Casa Branca conversou com a esposa de Griner, Charelle, na quarta-feira (6) e garantiu que os esforços serão feitos para liberar a campeã olímpica “o mais rápido possível”.
Comício de Charelle Griner
A esposa de Brittney Griner, Charelle, disse que “honestamente, não poderá descansar até que Griner esteja em casa”, durante comício realizado no Footprint Center, em Phoenix.
“À medida que os dias passam com a minha mulher detida injustamente na Rússia, adaptei sua mentalidade (de jogos) em meus esforços para levá-la para casa, não importa como eu esteja”, disse Charelle. “Na verdade, não posso descansar enquanto a sua humanidade está sendo despojada. Não posso descansar porque a segurança dela está em questão. Eu, honestamente, não posso descansar até que esteja em casa”