Brasileirão Série B: três jogadores disputam a artilharia da competição
Três atacantes dividem o posto de maior goleador do torneio
Após o fim do primeiro turno, a artilharia do Brasileirão Série B tem um empate triplo na liderança. Diego Souza do Grêmio, Lucca da Ponte Preta e Gabriel Poveda do Sampaio Corrêa tem nove gols e dividem o topo da lista de goleadores da competição.
O atacante da Ponte Preta é o que precisou de menos partidas para atingir a marca. Lucca fez apenas 14 jogos na Série B até aqui, com uma média de um gol a cada 131 minutos em campo. Aos 32 anos, ele busca a primeira artilharia da sua carreira profissional.
Já Diego Souza é o mais experiente do trio que divide o posto de goleadores da competição. O atacante de 37 anos com passagens por diversos clubes do país atuou em 16 partidas nessa Série B.
O jogador tem no seu currículo uma artilharia da Série A do Brasileirão em 2016. Na época, Diego Souza defendia o Sport e marcou 14 gols durante o torneio.
Gabriel Poveda, por sua vez, em 2022 já tem sua temporada mais goleadora da carreira. Além dos noves gols na segunda divisão, o centroavante de 23 anos também marcou duas vezes no Campeonato Maranhense e quatro na Copa do Nordeste, totalizando 16 tentos neste ano.
Anselmo Ramon do CRB, Ciel da Tombense e Raniel do Vasco aparecem empatados logo atrás dos líderes na busca pela artilharia da Série B, com seis gols cada.
Primeiro turno do Brasileirão Série B
Apesar de dividirem a artilharia, os times dos três goleadores da competição até aqui ocupam lugares diferentes na tabela.
O Grêmio de Diego Souza está na quarta colocação, com cinco pontos de vantagem para o primeiro time fora da zona de acesso. Além do tricolor gaúcho, o líder Cruzeiro, Bahia e Vasco completam o G4 após metade do campeonato.
O Sampaio chegou a brigar para entrar na zona de classificação, mas atualmente se encontra no meio da tabela. A equipe do Maranhão é nona colocada com 25 pontos.
Já a Ponte Preta passou boa parte do primeiro turno no Z4, mas se recuperou nos últimos jogos. O time do artilheiro Lucca é o décimo quarto, dois pontos acima do CSA, que hoje ocupa a primeira vaga na zona de rebaixamento. Além dos alagoanos, Náutico, Guarani e Vila Nova também iriam cair para a Série C se o campeonato acabasse agora.