PUBLICIDADE Será que você acerta o placar betnacional Apostar na Betnacional
18+ | Jogue com responsabilidade | T&C‘s Aplicáveis

Home Futebol Brasileirão Série A: com mais de 80 estrangeiros disputando o campeonato, veja quem se destaca

Brasileirão Série A: com mais de 80 estrangeiros disputando o campeonato, veja quem se destaca

O Brasileirão virou um celeiro de treinadores e jogadores estrangeiros; O alto nível da competição e a situação financeira dos clubes são os elementos essenciais neste processo

André Salem
Jornalista desde 2016, redator do Torcedores.com desde 2022. Apaixonado pelo futebol brasileiro, escrevo principalmente sobre o Brasileirão Série A.

O Brasileirão Série A sempre contou com bastantes estrangeiros, na grande maioria atletas e técnicos sul-americanos. Este fator está associado ao alto poder aquisitivo dos clubes brasileiros, que podem contratar estrelas de países vizinhos.

O mercado da bola ganhou uma outra perspectiva após o fenômeno Jorge Jesus e Flamengo, quando o português assumiu o Rubro-Negro da Gávea entre os anos de 2019 e 2020. No comando do Flamengo, o técnico conquistou uma série de torneios como a Série A do Campeonato Brasileiro, a Copa Libertadores, a Supercopa do Brasil, a Recopa Sul-Americana e o estadual.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Este fator foi determinante para que outros clubes apostassem em técnicos e jogadores de outros países. Foram contabilizados 82 jogadores estrangeiros no Brasileirão Série A em 2022 e este número, se aproxima do recorde de 84 atletas registrados na temporada de 2020.

A Argentina lidera o ranking com 20 atletas no Brasil. Na sequência estão Uruguai (16), Colômbia (14), Paraguai (8), Equador (7), Chile (4), China (3), Venezuela (2), Ucrânia (2), Itália (2), Portugal (2), Coreia do Sul (1) e Estados Unidos (1).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Treinadores

O Brasileirão conta com sete treinadores estrangeiros. Eram oito, mas o Santos demitiu o argentino Fabián Bustos ontem (07). Entre os técnicos, o que mais se destaca é Abel Ferreira do Palmeiras. O português já venceu duas Libertadores, uma Copa do Brasil, um Paulistão e uma Recopa.

O argentino Juan Pablo Vojvoda conquistou bons números com o Fortaleza e classificou o tricolor cearense para a Copa Libertadores em 2021. Neste ano, o clube é o lanterna do Brasileirão Série A e foi eliminado da competição continental.

No campeonato predominam os técnicos portugueses. Ao todo são quatro: Abel Ferreira (Palmeiras), Luís Castro (Botafogo), Vítor Pereira (Corinthians) e António Oliveira (Cuiabá).

PUBLICIDADE

Brasileiros naturalizados

A lista conta com oito brasileiros que buscaram a naturalização em outros países. Estes atletas são considerados estrangeiros para a Fifa e de acordo com as regras da entidade, um time só pode ter no máximo cinco jogadores gringos em uma partida no Brasil.

PUBLICIDADE

O São Paulo conta com três brasileiros naturalizados: os italianos André Anderson e Éder e o português João Moreira. O Santos tem o chinês Ricardo Goulart e o Corinthians o ucraniano Júnior Moraes. Em outros estados estão também o ucraniano Marlos, com atuação no Athletico-PR, o chinês Aloísio do América Mineiro e o sul-coreano Chico do Juventude.

Quem mais tem estrangeiro no elenco da Série A?

São Paulo e Athletico-PR lideram a lista, com oito atletas. Na sequência estão Fortaleza com sete e Palmeiras com seis.

Um fato que chama atenção é que o Flamengo, um dos principais times do país e que contou com técnicos estrangeiros recentemente, inclusive neste campeonato, tem apenas três gringos, sendo que um é Vidal que ainda não jogou e Richard Ríos, jovem colombiano que estava emprestado e quase não atuou pelo Rubro-Negro da Gávea.

Maiores destaques do Brasileirão Série A

O site de estatísticas, “Sofascore”, projetou os maiores destaques estrangeiros nessas 15 rodadas do Brasileirão Série A. Na liderança está o uruguaio Arrascaeta, do Flamengo, com a nota média de 7.58. Na sequência estão o paraguaio Gustavo Gomez do Palmeiras e o colombiano Stiven Mendoza do Ceará.

PUBLICIDADE

Veja os principais jogadores estrangeiros segundo notas do “Sofascore”:

Arrascaeta (7.58) – Uruguai (Flamengo)
Gustavo Gómez (7.29) – Paraguai (Palmeiras)
Stiven Mendoza (7.27) – Colômbia (Ceará)
Jhon Arias (7.21) – Colômbia (Fluminense)
Nacho Fernández (7.19) – Argentina (Atlético-MG)
Robert Arboleda (7.18) – Equador (São Paulo)
Victor Cuesta (7.17) – Argentina (Botafogo)
Carlos de Pena (7.14) – Uruguai (Internacional)
Jonathan Calleri (7.13) – Argentina (São Paulo)
Eduardo Vargas (7.11) – Chile (Atlético-MG)

Better Collective