Finalizando a 1ª fase da Liga das Nações de vôlei masculino, a seleção brasileira entra em quadra para encarar a forte seleção do Japão neste domingo (10), às 7h10, em Osaka, no Japão. A partida terá transmissão ao vivo em tempo real através do canal fechado SporTV 2. Para ter acesso ao canal, é necessário entrar em contato com uma operadora de TV por assinatura e informar-se sobre os procedimentos de adesão.
Classificação garantida
O Brasil até passou algumas dificuldades, mas conseguiu recuperar-se e garantiu sua classificação para a próxima fase, que será realizada a partir do dia 20 de julho, em Bolonha, na Itália. Agora, o objetivo da seleção brasileira e conseguir as melhores classificações na tabela.
Liga das Nações de Vôlei Masculino
Em seu último compromisso pela Liga das Nações de vôlei masculino, o Brasil entrou em quadra contra a forte França e acabou derrotado por 3 sets a 0 (21-25, 22-25 e 21-25). Com isso, o Brasil atualmente ocupa a 6ª colocação, com sete vitórias e quatro derrotas.
Até então, o Brasil venceu Austrália (3-0), Eslovênia (3-1), Sérvia (3-0), Irã (3-0), Bulgária (3-0), Canadá (3-0), Alemanha (3-1) e Canadá (3-0). Já as derrotas sofridas foram para Estados Unidos (1-3), China (0-3), Polônia (1-3) e mais recente, para a França. Ao todo, a seleção brasileira saiu vitoriosa em 23 sets, e perdeu 14.
Ajuda psicológica
Levando em conta os resultados negativos, além da dificuldade para vencer seleções de menor expressão, a CBV (Confederação Brasileira de Voleibol) contará com ajuda psicológica para os atletas, levando em consideração a alta pressão para vencer jogos importantes em uma seleção que passa por renovação:
“Nossa função é garantir que esteja tudo bem no âmbito da saúde mental. Já avaliamos os níveis de estresse e seguimos monitorando isso. Caso identifiquemos qualquer caso de ansiedade ou algo similar, atuamos juntos. Os atletas estão sempre sob efeito de estresse, seja o físico, em razão do treino, ou o causado pela cobrança da performance em alto nível. Precisamos cuidar disso, prevenir que eles entrem em um nível de desregulação, de vulnerabilidade emocional. Estamos em uma realidade na qual existe mais pressão, os estímulos vêm de todos os lugares, inclusive das redes sociais. Então a gente precisa ensinar estratégias de autorregulação e descompressão, para que eles estejam preparados e saudáveis para competir e treinar” – declarou Carla Di Pierro, psicóloga que está acompanhando a seleção brasileira em Osaka, no Japão.
Ficha técnica: Brasil x Japão
Competição: Liga das Nações de vôlei masculino
Data e Horário: Quinta-feira, 10 de julho, às 7h10, horário de Brasília
Local: Osaka, Japão
Transmissão: SporTV 2
Vôlei de praia: título de Duda e Ana Patrícia e medalhas no Mundial mostram capacidade de recuperação do Brasil – https://t.co/CfKcr4uGuX
— Torcedores.com (@Torcedorescom) June 20, 2022