A mulher mais rápida do mundo! Jamaicana é penta nos 100 m rasos
Shelly-Ann Fraser-Pryce levou o título mundial com novo recorde da competição na noite deste domingo nos EUA
Shelly-Ann Fraser-Pryce levou o título mundial com novo recorde da competição na noite deste domingo nos EUA
A jamaicana Shelly-Ann Fraser-Pryce confirmou seu posto de mulher mais rápida do mundo neste domingo, no encerramento da programação do Mundial de Atletismo, disputado em Eugene, nos Estados Unidos.
Aos 35 anos, a corredora conhecida tanto por seu talento como pelo visual ousado – desta vez correu com o cabelo em verde e amarelo – sagrou-se nada menos que pentacampeã mundial dos 100 m rasos, com o tempo de 10s67. É o novo recorde da competição, derrubando a marca de 10s70 que pertencia a Marion Jones desde o Mundial de Sevilla, em 1999.
De quebra, Fraser-Pryce devolveu a derrota imposta por sua compatriota Elaine Thompson-Herah, que havia vencido os 100 m rasos nas Olimpíadas de Tóquio-2020, no ano passado, deixando-a com a prata. Desta vez, Thompson-Herah levou o bronze, com 10s81. A prata neste domingo ficou com Shericka Jackson, com 10s73 – ela havia sido bronze em Tóquio.
Nos Mundiais, Sheryl-Ann venceu os 100 m rasos em cinco ocasiões: Berlim-2009, Moscou-2013, Pequim-2015 e Doha-2019. Só não correu em Londres-2017 porque estava grávida – teve o filho no dia seguinte à final. Além disso, ela soma mais cinco ouros e quatro pratas em Campeonatos Mundiais, nos 200 m e no revezamento 4×100 m livre.
Em Olimpíadas, Sheryl-Ann Fraser-Pryce acumula três medalhas de ouro, quatro de prata e uma de bronze, em três participações.
Em Eugene, ela ainda disputa os 200 m, que tem as eliminatórias a partir desta segunda-feira, com semifinais e finais na terça, e o revezamento 4×100 m livre, com eliminatórias na sexta e finais no sábado. Nesta prova, em que as concorrentes mais fortes viram companheiras, a Jamaica é favoritíssima à conquista do bicampeonato mundial.