O técnico da seleção brasileira masculina de vôlei, Renan Dal Zotto, admitiu o descontentamento e a frustração com o desempenho da equipe nos primeiros jogos da Liga das Nações, na semana passada, em Brasília.
Depois de vencer Austrália e Eslovênia nas duas primeiras partidas, a equipe foi batida por EUA, no sábado, por 3 sets a 1, e pela surpreendente seleção da China, por 3 a 0, na manhã deste domingo, jogo que encerrou a primeira semana da equipe.
“Estamos no início dos trabalhos deste ciclo e as dificuldades também fazem parte desse processo. Ninguém esperava terminar esta etapa com duas derrotas, mas temos que reconhecer que os jogadores se doaram, se dedicaram ao máximo. Vamos trabalhar bastante nos próximos dias para ajustar o que não funcionou bem”, afirmou o treinador.
A equipe agora tem uma semana de treinos e depois segue para a segunda etapa, que será em Sofia, na Bulgária, e 21 a 26 de junho. O Brasil terá pela frente jogos teoricamente mais complicados, contra Polônia, Sérvia, Irã e os donos da casa, e um dos desafios é recuperar jogadores contundidos, como os ponteiros Lucarelli e Leal. “Confio muito nesse grupo. Vamos em busca da classificação para a fase final.”
A Liga das Nações de vôlei masculino é disputada por 16 seleções, que se dividirão em seis chaves diferentes, ao longo de três semanas de jogos. Ao todo, cada equipe fará doze partidas na primeira fase, e os oito melhores vão para a fase final, que será na Itália. O Brasil fechou a primeira semana em oitavo lugar, no limite da zona de classificação.
“Ainda temos muita coisa a trabalhar”, admitiu o oposto Alan, melhor pontuador do Brasil na semana. “Não conseguimos colocar em quadra tudo o que sabemos, mas serve de aprendizado para um grupo que ainda está sendo formado. Tem uma garotada nova que está entrando, pegando pedreira, enfrentando pressão, o que é bom para entenderem como funciona, completou o central Lucão.
Nesta semana, é a vez das seleções femininas entrarem em quadra para a segunda etapa, com jogos em Brasília e nas Filipinas. A seleção brasileira faz seu primeiro jogo na quarta-feira, contra a Turquia, e depois enfrenta Holanda, Itália e Sérvia. Na primeira semana de jogos, o Brasil obteve três vitórias e uma derrota, e está em sexto na classificação.