Home Futebol Como Vítor Pereira poderá escalar o Corinthians após a chegada de Yuri Alberto?

Como Vítor Pereira poderá escalar o Corinthians após a chegada de Yuri Alberto?

Centroavante chega para assumir o comando do ataque do Corinthians

Flavio Souza
Formado em Gestão de TI e cursando Jornalismo. Desde 2006 escrevo sobre esportes em geral, ingressando em dezembro de 2018 no site Torcedores.com, onde atualmente exerço função de Colaborador Sênior. Atualmente meu foco é no futebol brasileiro e internacional, mas procuro falar sobre outras modalidades, como esportes olímpicos, por exemplo. Meu foco é trazer informações relevantes sobre os clubes fora de campo, como entrevistas, análises financeiras, desempenho das equipes em redes sociais e análises táticas.

Desde 2020, o Corinthians busca por um atacante para ser titular. Mas, por conta de problemas financeiros, a diretoria nunca teve condições de fazer grandes investimentos.

Assim que chegou ao clube, Vítor Pereira repassou essa questão para a diretoria. Depois de sondar nomes como Cavani, Suárez e Diego Costa, o Timão apostou no retorno de Yuri Alberto ao Brasil, na chamada “oportunidade de mercado”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Com empréstimo até junho de 2023, ele será a grande esperança de gols do clube para a temporada. Logo que tiver condições físicas e legais para atuar, será escalado para comandar o ataque alvinegro. Com isso, o técnico terá algumas alternativas para escalar o Corinthians.

Confira quais são as opções de Vítor Pereira

Formações táticas

Vítor Pereira vem optando por manter o Corinthians atuando na formação 4-3-3. Neste caso, Yuri Alberto pode jogar centralizado, posição ocupada hoje por Róger Guedes. Pensando nas últimas escalações e em uma provável venda de João Victor, o time pode ser escalado com: Cássio; Fagner, Bruno Méndez (Robert Renan), Raul Gustavo (Gil) e Lucas Piton; Maycon, Du Queiroz e Giuliano (Renato Augusto); Willian, Yuri Alberto e Adson (Róger Guedes).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

No entanto, o treinador já deu mostras que pode alterar o estilo de jogo do Timão. Outra possibilidade de alteração tática é uma formação no esquema 3-5-2, algo que ele já testou na atual temporada.

Neste caso, o ataque pode ter Yuri e Willian, com o terceiro atacante dando lugar a um zagueiro. Uma opção de escalação é: Cássio; Bruno Méndez, Gil e Raul Gustavo; Fagner, Du Queiroz, Giuliano (Renato Augusto), Maycon e Lucas Piton; Willian Yuri Alberto.

Por fim, em relação às alternativas táticas, Vítor pode optar por ter um 4-2-3-1, com Yuri atuando mais à frente, sendo municiado por três meias, com um possível time, sendo: Cássio; Fagner, Bruno Méndez (Robert Renan), Raul Gustavo (Gil) e Lucas Piton; Maycon, Du Queiroz, Giuliano, Renato Augusto e Willian, Yuri Alberto.

PUBLICIDADE

Essa última formação, inclusive, foi a base do Internacional em 2021, último clube que o atacante defendeu antes de se transferir para o Zenit.

PUBLICIDADE

Time titular do Corinthians

Como é possível verificar nos nomes acima, Vítor Pereira tem algumas opções / dúvidas nos três setores. Em um primeiro momento, a maior possibilidade é que ele mantenha o 4-3-3.

Apesar de seguir com o rodízio de jogadores, pode-se afirmar que o treinador já montou uma espinha dorsal. Dessa forma, podemos definir como titulares, desde que tenham condição de jogo os seguintes atletas:

  • Cássio
  • Fagner
  • Lucas Piton
  • Maycon
  • Du Queiroz
  • Willian

Na zaga, até o momento, João Victor e Raul Gustavo parecem ter conquistado a confiança do treinador. Todavia, o primeiro deve deixar o clube no segundo semestre, por isso ele não é citado nas escalações acima. Por conta disso, não seria surpresa que até mesmo Raul deixasse o time titular, com uma mudança na dupla de zaga, que hoje é o setor com mais opções.

No meio tudo indicava que Renato Augusto seria o titular, mas além dos problemas físicos, o jogador caiu de rendimento. Em paralelo a isso, Giuliano vem ganhando oportunidades e pode se firmar entre titulares.

PUBLICIDADE

Por fim, no ataque a certeza é que uma posição será ocupada por Yuri Alberto.

Dessa forma, é possível citar que existem sete posições “definidas”, com quatro vagas em aberto para o segundo semestre.

Better Collective