PUBLICIDADE Será que você acerta o placar Apostar na Betnacional
18+ | Jogue com responsabilidade | T&C‘s Aplicáveis

Home Automobilismo Verstappen vence pela primeira vez em Baku; veja retrospecto

Verstappen vence pela primeira vez em Baku; veja retrospecto

Piloto holandês aproveitou erro de adversário para conquistar a vitória no Azerbaijão, disparando na liderança do campeonato

Por Christopher Henrique em 12/06/2022 14:35 - Atualizado há 11 meses

EPA/Hamad Mohammed

Neste domingo (12), Max Verstappen garantiu a vitória no Grande Prêmio do Azerbaijão. Com o resultado, o holandês conquistou pela primeira vez os 25 pontos no circuito de Baku, após ter abandonado a prova em 3 ocasiões e nunca ter vencido a prova.

Em 2017, um ano após sua chegada à Red Bull, Max precisou abandonar a prova após problemas de motor na 12ª volta. Na ocasião, o piloto largou em 5º e fazendo bom desempenho.

No ano seguinte, novamente o “Super Max”, como é conhecido pelos fãs, não chegou a completar as 51 voltas no circuito. Dessa vez, na briga pelo pódio com Daniel Ricciardo, os dois bateram os carros e precisando abandonar, deixando a briga pela vitória entre Ferrari e Mercedes.

Sua primeira vez completando a corrida no Azerbaijão aconteceu em 2019, quando a equipe Red Bull melhorou seu motor e carro. Isso fez com que a disputa com a Ferrari ficasse acirrada, e fez Max Verstappen largar em 4º, terminando a prova na mesma posição.

Depois de não acontecer o GP em 2020, devido a pandemia da Covid-19, Verstappen novamente teve o azar em Baku. Na reta dos boxes, o pneu do holandês estourou, faltando 5 voltas para o final da prova. Isso deixou a RBR abalada, vendo Lewis Hamilton ultrapassar Sergio Pérez e vencer a etapa. O momento ficou marcado entre os fãs, já que Max chutou a região do pneu traseiro, virando até “meme” nas redes sociais.

Em 2022, o piloto aproveitou os problemas no carro da Ferrari para assumir a ponta e garantir a vitória. Até então, Verstappen estava na cola do piloto monegasco, e disparou na liderança, abrindo grande vantagem para o mexicano, também companheiro de equipe. Com a vitória, Max abre 21 pontos para Pérez, e 34 para Charles Leclerc.

Veja o retrospecto de Max Verstappen no GP do Azerbaijão

2016 (ainda como GP da Europa) – 8º lugar

2017 – não completou a prova: problema de motor

2018 – não completou a prova: acidente com Daniel Ricciardo

2019 – 4º lugar

2020 – não teve GP

2021 – não completou a prova: problemas com pneu

2022 – 1º lugar

Exit mobile version