O Palmeiras que ganhou duas Libertadores poderia não ter Raphael Veiga em seu elenco. E essa possibilidade foi algo que por pouco não aconteceu.
Quando o futebol mundial estava parado por conta da pandemia da covid-19, no começo de 2020, os times deram férias para os jogadores e Raphael Veiga poderia não ter retornado ao Alviverde. Ele estava em uma “lista de dispensa” do clube para 2020.
Na época, Alexandre Mattos, que foi quem contratou Veiga para o Palmeiras, era diretor de futebol do Atlético-MG e negociou para levar o jogador para o clube mineiro. Já estava tudo certo entre os clubes e o jogador, que estava com um pé e meio no Galo. Mas, quem vetou a contratação foi Jorge Sampaoli, técnico atleticano na época.
“Sampaoli vetou a negociação do Raphael Veiga. Ele não estava jogando no Palmeiras até o meio de 2020”, revelou Mattos, meses depois que ele e Jorge Sampaoli já não estavam mais no Atlético.
Um pouco antes, o Atlético já havia levado o meia Hyoran do Palmeiras e, segundo informações do UOL Esporte, o negócio de Veiga seria igual. Hyoran desembarcou em Belo Horizonte por empréstimo com um valor fixado para compra. E foi o que o Galo fez em 2021, quando pagou R$ 7,5 milhões por 50% dos direitos. Com Veiga também seria assim: empréstimo e valor fixado por um percentual dos direitos.
Sonho antigo do Atlético-MG
Além dessa vez em que Sampaoli vetou a contratação, o Galo já tentou levar Raphael Veiga em outras duas oportunidades.
A primeira foi em 2016, quando o meia estava no Coritiba e foi uma das revelações do Campeonato Brasileiro daquele ano. O meia despertou a atenção do Atlético justamente em um jogo entre as duas equipes. O Atlético-MG ainda brigava pelo título, quando foi derrotado pelo Coritiba por 2 a 0, com um golaço de Raphael Veiga.
A partida foi uma semana antes do jogador ser anunciado como reforço do Palmeiras. Após perder para o Coritiba, a diretoria alvinegra foi atrás daquele jovem jogador que se destacou na partida e anotou um belo gol. Mas já era tarde, afinal, o Palmeiras chegou antes e a negociação estava bastante avançada.
Depois, o Atlético tentou novamente contratar o jogador, dessa vez, foi no final de 2017. Veiga não havia ido bem em sua primeira temporada pelo Palmeiras e o Verdão estava disposto a emprestar o jogador. Entre Palmeiras e Galo estava tudo acertado, mas o jogador preferiu ir para o Athletico-PR.
Palmeiras e Atlético-MG se enfrentam no próximo domingo (05), pela nona rodada do Campeonato Brasileiro, em jogo que vale a liderança. As duas equipes estão empatadas nas primeiras posições, com 15 pontos, mas o Palmeiras é líder nos critérios de desempate.