O Corinthians está otimista com a possibilidade de fechar a contratação do atacante Yuri Alberto junto ao Zenit, da Rússia, ainda neste sábado (25) para ter chances de inscrever o atacante nas oitavas de final da Copa Libertadores, contra o Boca Juniors, mesmo com a janela de transferências fechada. A pressa da diretoria do Timão também tem outro motivo: a concorrência.
De acordo com o UOL Esporte, o West Ham, da Inglaterra, entrou forte na disputa pela contratação de Yuri Alberto na última sexta-feira (24), mesmo com o acordo bem encaminhado entre o atacante e o Corinthians em um negócio incialmente por empréstimo até junho de 2023. Vale lembrar ainda que o jogador também foi procurado pelo Internacional, seu ex-clube, mas não avançou nas tratativas para retornar ao Beira-Rio.
Segundo o jornalista brasileiro Fábio Aleixo, que mora da Rússia, o que antes era uma negociação por empréstimo de um ano, mudou para um negócio em definito envolvendo uma troca com o Corinthians – os nomes mais cotados são o goleiro Ivan, reserva contratado no início da temporada, e o jovem Mantuan, um dos destaques da equipe de Vítor Pereira na atualidade.
— Yuri Alberto irá em definitivo para o Corinthians em uma troca por 2 jogadores. Martelo será batido neste sábado. Um dos jogadores do Corinthians que irão para o Zenit para a chegada de Yuri Alberto será o goleiro Ivan. Já questionado por dois meios russos sobre o tema, o diretor do Zenit Alexander Medvedev não negou. Apenas disse que não comenta processos de negociação – escreveu Fábio Aleixo em seu perfil no Twitter.
Yuri Alberto no Corinthians.
Um fio com o que sei. Definição em breve.
– Vai para o clube e já pode ser até inscrito na Libertadores.
– Negócio praticamente em definitivo (só não será, se quiser voltar ao Zenit no futuro)
– Ivan e Mantuan vão para o Zenit. pic.twitter.com/wezd5h2rtN
— Fábio Aleixo (@fabiopaleixo) June 25, 2022
Zenit ‘confirma’ saída de Yuri Alberto:
O técnico Sergey Semak afirmou em entrevista coletiva nesta sexta-feira (24) que Yuri Alberto não irá seguir na equipe para a temporada 2022/2023, deixado claro que se trata de um desejo do jogador.
– Agora a prioridade do jogador é jogar em outro clube por algum tempo. Respeitamos a decisão de cada jogador. Tudo está sendo negociado. Claro que vai fazer falta. A situação está mudando muito rapidamente. Faz parte do trabalho da comissão técnica fazer algumas mudanças e mudar o jogo com base em quem está no time – declarou o comandante.
Yuri Alberto foi vendido pelo Internacional ao Zenit no início do ano por por 25 milhões de euros (R$ 149 milhões na ocasião). Na Rússia, o atacante disputou apenas 15 jogos, com seis gols marcados e quatro assistências – o vínculo do brasileiro com o clube russo foi assinado até junho de 2027.