Não é de hoje que o boato sobre Lewandowski mexe com os ânimos do futebol europeu e mundial. Mas dessa vez, quem se pronunciou sobre a possível ida do centroavante para o futebol espanhol foi o próprio presidente. Javier Tebas, presidente da La Liga comentou sobre a possibilidade de Lewandowski atuar pelo Barcelona na próxima temporada. Vale lembrar que o Barcelona vive um momento de instabilidade financeira. Mas segundo Tebas, existe uma maneira do negócio ser fechado.
“Espero que Lewandowski jogue pelo Barcelona e tenha um bom campeonato. Espero que essas alavancas que ele acionou o façam chegar ao Barcelona, porque ele é uma lenda do Bayern de Munique e do futebol europeu”, falou Tebas, durante a apresentação do ‘Lendas’, o museu internacional do futebol em Madrid. “Se o que eles aprovaram nas assembleias for executado, ele poderá jogar pelo Barcelona. Há interesse e se ele executar essas alavancas poderá contratá-lo”, finalizou.
Crise financeira no Barcelona
Essas “alavancas” que Tebas cita, são manobras que o Barcelona busca para se enquadrar nas leis de fair-play financeiro. Mas mesmo tais manobras deem certo, o Barcelona não terá uma vida fácil na contratação de Lewandowski. Segundo o jornal alemão “Bild”, o time catalão ofereceu 35 milhões de euros para o Bayern de Munique. Mas tal valor seria menos do que o clube alemão gostaria de receber pelo atual melhor jogador do mundo.
60 milhões de euros seria o valor que o Bayern teria estipulado pela venda do craque, que também já confirmou que está de saída. Entretanto o Barcelona estaria disposto a gastar não mais de 40 milhões em contratações. Mas esse valor estaria alinhado com os valores que o mercado da bola avalia o jogador. No site Transfermarket, Lewandowski está avaliado em 45 milhões de euros.
Futuro de Lewandowski
A única certeza que podemos ter até o momento é a da não permanência do polonês no Bayern de Munique. Mas mesmo assim, todas as fontes apontam para a ida do atacante. Meses atrás, a esposa do jogador causou uma movimentação após postar que estava aprendendo a falar espanhol. Além disso, o ex-agente de Lewandowski, Chezary Kucharski, contou sobre o desejo antigo do atleta de jogar na Espanha.
“Ele quer mostrar que é melhor que Benzema, é mais um motivo para ir ao Barça”, comentou Kucharski nos microfones do La Ser. “Lewandowski não tem sonhos. Para ele, jogar futebol é um trabalho e ele é muito profissional”, afirmou ele.
Números no Bayern de Munique
Mas Robert Lewandowski assusta quando o assunto é fazer gol. Apenas pelo Bayern de Munique, foram 344 gols em 375 jogos, além de 72 assistências. Mas o polonês também colecionou títulos com o clube alemão. Além da Champions League e do Mundial da temporada 19/20, o artilheiro também venceu 7 vezes a Bundesliga.
Lewandowski vai jogar a Copa do Mundo no final desse ano, a Polônia está no Grupo C da Copa. Além de Lewa, também teremos outro melhor do mundo nesse grupo, já que a Argentina de Lionel Messi também está no Grupo C. Além deles, México e Arábia Saudita compõem este Grupo.