Home Futebol Por onde andam os campeões brasileiros pelo Fluminense em 2010?

Por onde andam os campeões brasileiros pelo Fluminense em 2010?

Alan Carvalho retorna ao Fluminense após defender Red Bull Salzburg, Guangzhou FC, Tianjin Gu

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

Após 12 anos, o Fluminense repatriou o centroavante do Fluminense Alan Carvalho. Ele foi um dos símbolos do “Time de Guerreiros”, que livrou o cube do rebaixamento do Brasileirão Série A em 2009.

Na temporada seguinte, tornou-se xodó do técnico Muricy Ramalho, que o transformou no 12º jogador do time na conquista do Tricampeonato Brasileiro. Alan Carvalho, então com 20 anos, era reserva em um elenco que tinha os astros Fred, Emerson Sheik e Washington.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Alan Carvalho chega com o aval do técnico Fernando Diniz e como eventual substituto de Fred no Fluminense. Afinal, o camisa 9 reafirmou recentemente o desejo de pendurar as chuteiras no dia 21 de julho. A data marca o aniversário de 120 do clube tricolor.

Cria de Xerém, Alan Carvalho assinou contrato até julho de 2024. Agora, terá a missão brigar pela titularidade com Germán Cano. O argentino é o goleador máximo do time na atual temporada, com 22 gols em 39 partidas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O Torcedores.com aproveitou o retorno de Alan Carvalho às Laranjeiras para relembrar o elenco que venceu o Brasileirão Série A de 2010, mostrando onde os principais jogadores estão atualmente. Confira a lista!

Ricardo Berna

Mesmo não sendo titular absoluto, Ricardo Berna ganhou a posição do decorrer da competição, após Rafael acumular falhas e críticas na meta tricolor. Além do Brasileirão de 2010, ele integrou o elenco que venceu novamente a competição dois anos depois. Atualmente, ele é palestrante motivacional esportivo.

Mariano

Após vencer o Brasileirão, Mariano deixou o clube para atuar no futebol europeu. No exterior, teve passagem bem-sucedida por Bordeaux, da França, Sevilla, da Espanha, e Galatasaray, da Turquia. Após nove anos no Velho Continente, o lateral-direito retornou ao Brasil para defender o Atlético-MG, onde venceu o Brasileirão e a Copa do Brasil de 2021.

PUBLICIDADE

Gum

Aos 36 anos, Gum está longe de pendurar as chuteiras. Atualmente, o jogador é titular e capitão do CRB no Brasileirão Série B. Ao todo, foram dez temporadas no Fluminense. Nesse meio tempo, conquistou dois Brasileiros, uma Copa da Primeira Liga e um Campeonato Carioca. É, portanto, um dos maiores ídolos da história recente do clube.

PUBLICIDADE

Leandro Euzébio

O zagueiro foi um dos pilares do time em 2010. Dois anos depois, venceu novamente o Brasileirão pelo Fluminense. Após deixar as Laranjeiras, Leandro Euzébio passou por clubes de menor investimento como Cabofriense-RJ, Tupi-MG, Anápolis-GO e Sergipe-SE. Em 2018, o jogador pendurou as chuteiras para se dedicar à carreira de representante de jogadores.

Carlinhos

O lateral-esquerdo marcou seu nome na história do Fluminense ao fazer o passe para os gols dos títulos do Brasileirão de 2010 e 2012. Na sua trajetória no clube, se consolidou como um dos melhores jogadores em atividade no país, quando chegou à seleção brasileira com o técnico Mano Menezes. Atualmente é jogador do Maringá, do Paraná.

Valencia

Considerado o “cão de guarda” do time, o colombiano também esteve presente nas conquistas do Brasileiro de 2010 e 2012. Valencia se firmou como homem de confiança de Muricy Ramalho naquela temporada. Logo após deixar o Fluminense, o volante teve passagem sem brilho pelo Santos. Hoje, ele é empresário de jogadores na Colômbia.

Diguinho

Considerado um dos jogadores mais contestados daquele elenco, Diguinho foi peça fundamental do time de Muricy Ramalho. Ao longo do campeonato alternou bons e maus momentos. Apesar disso, o volante não perdeu a condição de titular. Com a camisa tricolor, venceu o Brasileirão Série A de 2010 e 2012. Atualmente, ele é um dos astros do time de Fut7 do Grêmio.

PUBLICIDADE

Darío Conca

O argentino foi o maestro do time na campanha histórica contra o rebaixamento em 2009 e foi campeão brasileiro em 2010, encerrando longa seca tricolor. De quebra, o meio-campista foi eleito o craque da competição naquela edição. Após pendurar chuteiras em 2019, Conca mudou-se para os Estados Unidos, onde decidiu apostar na carreira fitness.

Deco

Maior contratação do Fluminense em 2010, o camisa 20 chegou ao clube para ser o grande astro time na conquista do Brasileirão Série A daquele ano. Posteriormente, venceu novamente a competição em 2012. Hoje, o ídolo das torcidas do Porto, Barcelona e Chelsea é empresário de jogadores e reside em Portugal.

Emerson Sheik

Além de colecionar polêmicas dentro e fora de campo, Emerson Sheik foi o autor do gol que deu ao Fluminense o título Brasileiro de 2010. Logo depois de deixar as Laranjeiras, marcou seu nome na história do Corinthians ao vencer a Libertadores e o Mundial de Clubes em 2012. Hoje é comentarista do SBT.

Fred

Fred é o único que ainda está no Fluminense. Porém, irá se despedir do futebol em 21 de julho. Com ele em campo, o clube venceu o Brasileiro de 2010 e 2012. É o segundo maior artilheiro da história tricolor, com 198 gols. Está atrás apenas do lendário Waldo, que marcou 319 gols.

PUBLICIDADE

E os outros?

Vale lembrar que o Fluminense também teve outros jogadores que foram importantes naquela conquista: o lateral-esquerdo Júlio César, o volante Fernando Bob, o meia Marquinho e, os atacantes André Lima, Maicon Bolt, Alan e Washington “Coração Valente”.

Com participação de Fred, Fluminense anuncia retorno de Alan. Veja o vídeo!

[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiIwaHRhbUxOUCIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

Better Collective