Após 12 anos, o Fluminense repatriou o centroavante do Fluminense Alan Carvalho. Ele foi um dos símbolos do “Time de Guerreiros”, que livrou o cube do rebaixamento do Brasileirão Série A em 2009.
Na temporada seguinte, tornou-se xodó do técnico Muricy Ramalho, que o transformou no 12º jogador do time na conquista do Tricampeonato Brasileiro. Alan Carvalho, então com 20 anos, era reserva em um elenco que tinha os astros Fred, Emerson Sheik e Washington.
Alan Carvalho chega com o aval do técnico Fernando Diniz e como eventual substituto de Fred no Fluminense. Afinal, o camisa 9 reafirmou recentemente o desejo de pendurar as chuteiras no dia 21 de julho. A data marca o aniversário de 120 do clube tricolor.
Cria de Xerém, Alan Carvalho assinou contrato até julho de 2024. Agora, terá a missão brigar pela titularidade com Germán Cano. O argentino é o goleador máximo do time na atual temporada, com 22 gols em 39 partidas.
O Torcedores.com aproveitou o retorno de Alan Carvalho às Laranjeiras para relembrar o elenco que venceu o Brasileirão Série A de 2010, mostrando onde os principais jogadores estão atualmente. Confira a lista!
Ricardo Berna
Mesmo não sendo titular absoluto, Ricardo Berna ganhou a posição do decorrer da competição, após Rafael acumular falhas e críticas na meta tricolor. Além do Brasileirão de 2010, ele integrou o elenco que venceu novamente a competição dois anos depois. Atualmente, ele é palestrante motivacional esportivo.
Mariano
Após vencer o Brasileirão, Mariano deixou o clube para atuar no futebol europeu. No exterior, teve passagem bem-sucedida por Bordeaux, da França, Sevilla, da Espanha, e Galatasaray, da Turquia. Após nove anos no Velho Continente, o lateral-direito retornou ao Brasil para defender o Atlético-MG, onde venceu o Brasileirão e a Copa do Brasil de 2021.
Gum
Aos 36 anos, Gum está longe de pendurar as chuteiras. Atualmente, o jogador é titular e capitão do CRB no Brasileirão Série B. Ao todo, foram dez temporadas no Fluminense. Nesse meio tempo, conquistou dois Brasileiros, uma Copa da Primeira Liga e um Campeonato Carioca. É, portanto, um dos maiores ídolos da história recente do clube.
Leandro Euzébio
O zagueiro foi um dos pilares do time em 2010. Dois anos depois, venceu novamente o Brasileirão pelo Fluminense. Após deixar as Laranjeiras, Leandro Euzébio passou por clubes de menor investimento como Cabofriense-RJ, Tupi-MG, Anápolis-GO e Sergipe-SE. Em 2018, o jogador pendurou as chuteiras para se dedicar à carreira de representante de jogadores.
Carlinhos
O lateral-esquerdo marcou seu nome na história do Fluminense ao fazer o passe para os gols dos títulos do Brasileirão de 2010 e 2012. Na sua trajetória no clube, se consolidou como um dos melhores jogadores em atividade no país, quando chegou à seleção brasileira com o técnico Mano Menezes. Atualmente é jogador do Maringá, do Paraná.
Valencia
Considerado o “cão de guarda” do time, o colombiano também esteve presente nas conquistas do Brasileiro de 2010 e 2012. Valencia se firmou como homem de confiança de Muricy Ramalho naquela temporada. Logo após deixar o Fluminense, o volante teve passagem sem brilho pelo Santos. Hoje, ele é empresário de jogadores na Colômbia.
Diguinho
Considerado um dos jogadores mais contestados daquele elenco, Diguinho foi peça fundamental do time de Muricy Ramalho. Ao longo do campeonato alternou bons e maus momentos. Apesar disso, o volante não perdeu a condição de titular. Com a camisa tricolor, venceu o Brasileirão Série A de 2010 e 2012. Atualmente, ele é um dos astros do time de Fut7 do Grêmio.
Darío Conca
O argentino foi o maestro do time na campanha histórica contra o rebaixamento em 2009 e foi campeão brasileiro em 2010, encerrando longa seca tricolor. De quebra, o meio-campista foi eleito o craque da competição naquela edição. Após pendurar chuteiras em 2019, Conca mudou-se para os Estados Unidos, onde decidiu apostar na carreira fitness.
Deco
Maior contratação do Fluminense em 2010, o camisa 20 chegou ao clube para ser o grande astro time na conquista do Brasileirão Série A daquele ano. Posteriormente, venceu novamente a competição em 2012. Hoje, o ídolo das torcidas do Porto, Barcelona e Chelsea é empresário de jogadores e reside em Portugal.
Emerson Sheik
Além de colecionar polêmicas dentro e fora de campo, Emerson Sheik foi o autor do gol que deu ao Fluminense o título Brasileiro de 2010. Logo depois de deixar as Laranjeiras, marcou seu nome na história do Corinthians ao vencer a Libertadores e o Mundial de Clubes em 2012. Hoje é comentarista do SBT.
Fred
Fred é o único que ainda está no Fluminense. Porém, irá se despedir do futebol em 21 de julho. Com ele em campo, o clube venceu o Brasileiro de 2010 e 2012. É o segundo maior artilheiro da história tricolor, com 198 gols. Está atrás apenas do lendário Waldo, que marcou 319 gols.
E os outros?
Vale lembrar que o Fluminense também teve outros jogadores que foram importantes naquela conquista: o lateral-esquerdo Júlio César, o volante Fernando Bob, o meia Marquinho e, os atacantes André Lima, Maicon Bolt, Alan e Washington “Coração Valente”.
Com participação de Fred, Fluminense anuncia retorno de Alan. Veja o vídeo!
[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiIwaHRhbUxOUCIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]