Home Futebol ‘Pior árbitro do Brasil’, eleito por jogadores, anuncia aposentadoria do futebol

‘Pior árbitro do Brasil’, eleito por jogadores, anuncia aposentadoria do futebol

Ricardo Marques Ribeiro era conhecido pelo seu jeito espalhafatoso e debochado, além dos erros que lhe custaram algumas punições

Wemerson Ribeiro
Formado em Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi, com passagem pelo Portal R7, como estagiário, na editoria de Esportes.

O árbitro mineiro Ricardo Marques Ribeiro, de 42 anos, anunciou a sua aposentadoria do futebol. Ele já foi apontado como o pior apitador de 2018 em votação realizada com jogadores e sofreu punições por erros em partida importante neste ano. O anúncio foi comemorado por torcedores nas mídias sociais.

A notícia foi dada pelo jornalista Chico García, do Grupo Bandeirantes, que vibrou com a novidade. Segundo ele, o profissional que fazia parte do quadro da Fifa até 2019 é “um dos piores” que já viu. Heverton Guimarães, seu parceiro de emissora, completou: “Se preocupou em chamar mais atenção que o jogo”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Ricardo Marques Ribeiro era conhecido dentro de campo por ser um árbitro bastante expressivo com os jogadores. As câmeras corriqueiramente o flagravam gesticulando em direção aos atletas e comissões técnicas durante as partidas que ele apitava.

Árbitro era o centro das atenções…

Um exemplo disso aconteceu no jogo entre Ceará x Sport pela 20ª rodada do Brasileirão de 2020. Na ocasião, o oficial da CBF foi chamado à beira de campo para conter os ânimos da comissão técnica e aproveitou para repetir a movimentação corporal de Jair Ventura. O treinador, inclusive, acabou amarelado pela reclamação.

PUBLICIDADE

… até deixar de ser

Em um outro episódio, Ricardo Marques deixou de ser o protagonista para ser o coadjuvante do espetáculo. Isso porque, em 2021, o atacante Diego Souza puxou o cartão amarelo de sua mão ao discordar de uma marcação em um Grêmio x Corinthians. Mais tarde, o jogador acabou absolvido pelo STJD pela atitude inesperada.

PUBLICIDADE

Insatisfação generalizada com Ricardo Marques

O mineiro nunca foi o apitador preferido dos boleiros e tampouco dos dirigentes. Em 2018, foi eleito pelos jogadores como o pior juiz do futebol brasileiro com 18% dos votos. Já em 2021, ouviu do presidente do Conselho Deliberativo do Tricolor Gaúcho, Carlos Biedermann, que já deveria ter se aposentado da profissão.

Os últimos atos de Ricardo Marques como árbitro foram recheados de controvérsias neste ano. Por conta de sua atuação em um Cruzeiro x América-MG, na última edição do Campeonato Mineiro, o veterano foi afastado em conjunto com a sua equipe. O período de “reciclagem” durou cerca de duas semanas.

Better Collective