O Corinthians pode oficializar a contratação do atacante Yuri Alberto, do Zenit, da Rússia, ainda neste sábado (25), segundo informações do jornalista brasileiro Fábio Aleixo, que mora em Moscou. O jogador de 2021 chegaria para suprir a saída de Jô, que rescindiu contrato no início do mês por problemas extra-campo
Em seu perfil no Twitter, Fábio Aleixo contou detalhes importantes sobre a negociação que está perto de um desfecho positivo para o Timão. Além de um negócio em definitivo – o acordo seria de um ano com prioridade total para o Corinthians em definitivo -, o clube do Parque São Jorge ainda deve conseguir a liberação para inscrever Yuri Alberto para a disputa das oitavas de final da Libertadores contra o Boca Juniors mesmo com a janela de transferências ainda fechada.
— Uma informação importante sobre Yuri Alberto de uma pessoa muito próxima ao processo. Apesar de a janela abrir em 18 de julho, existe chance de que ele possa jogar já contra o Boca na Libertadores. Por se enquadrar na regra de jogadores que estão na Rússia, a Fifa pode liberar — explicou o jornalista.
Uma informação importante sobre Yuri Alberto de uma pessoa muito próxima ao processo.
Apesar de a janela abrir em 18 de julho, existe chance de que ele possa jogar já contra o Boca na Libertadores.
Por se enquadrar na regra de jogadores que estão na Rússia, a Fifa pode liberar. pic.twitter.com/Ye2QI9erHF
— Fábio Aleixo (@fabiopaleixo) June 25, 2022
Em março, a UEFA já havia liberado a inscrição de jogadores estavam atuando em times da Rússia e da Ucrânia em suas competições, mesmo com as janelas de transferências já fechadas. Os clubes podiam inscrever até dois atletas por clube.
O Corinthians enfrenta o Boca Juniors em confronto válido pelas oitavas de final da Libertadores nos dias 28 de junho, na Neo Química Arena, e no dia 5 de julho, na Bombonera, em Bueno Aires. O clube tem até este sábado para enviar a lista atualizada de inscritos para essa fase da competição.
[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJpRlEyNEhKVCIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]
O jornalista Fábio Aleixo já havia informado também que a contratação definitiva de Yuri Alberto pelo Corinthians envolve a ida de dois jogadores do Timão para o clube russo: o goleiro reserva Ivan e o atacante Mantuan.
— Já questionado por dois meios russos sobre o tema, o diretor do Zenit Alexander Medvedev não negou. Apenas disse que não comenta processos de negociação. Últimos detalhes e pendências serão resolvidas ainda hoje. A lista para oitavas da Libertadores precisa ser fechada neste sábado – escreveu Aleixo em seu perfil no Twitter.
Zenit ‘confirma’ saída de Yuri Alberto:
O técnico Sergey Semak afirmou em entrevista coletiva nesta sexta-feira (24) que Yuri Alberto não irá seguir na equipe para a temporada 2022/2023, deixado claro que se trata de um desejo do jogador.
– Agora a prioridade do jogador é jogar em outro clube por algum tempo. Respeitamos a decisão de cada jogador. Tudo está sendo negociado. Claro que vai fazer falta. A situação está mudando muito rapidamente. Faz parte do trabalho da comissão técnica fazer algumas mudanças e mudar o jogo com base em quem está no time – declarou o comandante.
Yuri Alberto foi vendido pelo Internacional ao Zenit no início do ano por por 25 milhões de euros (R$ 149 milhões na ocasião). Na Rússia, o atacante disputou apenas 15 jogos, com seis gols marcados e quatro assistências – o vínculo do brasileiro com o clube russo foi assinado até junho de 2027.