Pelé, Messi ou Maradona? Revista elege camisa 10 mais icônico da história do futebol
Veículo inglês colocou o ídolo da seleção brasileira em disputa com os dois argentinos
Em lista elaborada pela revista FourFourTwo, uma das mais conceituadas do mundo na área esportiva, os jogadores mais icônicos que marcaram época com suas respectivas numerações foram elencados. Dessa maneira, a camisa 10 foi alvo de uma disputa especial. Isso porque nomes como Pelé, Messi e Maradona estiveram na disputa. Apesar da forte concorrência, o brasileiro acabou desbancando os argentinos.
Pioneiro no grupo de craques que vestiram a 10, Pelé, na Copa de 1958, ficou com a camisa por acaso. Sendo assim, a partir do seu destaque no Mundial, os principais jogadores passaram a adotar o número, algo que ocorreu com Messi, Maradona, Ronaldinho Gaúcho e Neymar.
“Diego Maradona vestiu o número 10. Lionel Messi, Dennis Bergkamp, Sergio Aguero, Wayne Rooney, Luka Modric, Mesut Ozil, Francesco Totti e Ronaldinho. Mas o original ainda é o melhor. Se Pelé tivesse usado outro número, quem sabe como seria o folclore desse número? Provavelmente o primeiro jogador a ser descrito como o maior de todos os tempos, a arte e o brilho da camisa estão enraizados no que Pelé fez com ela em 1958, 62 e 70“, afirmou o veículo.
É muito difícil colocar em números os feitos do Rei Pelé pela #SeleçãoBrasileira. O impacto da lenda vai muito além de gols, vitórias ou títulos. Ainda assim, essas estatísticas são impressionantes, não é mesmo? ⚽🇧🇷🔢#Pele80 #ORei80 pic.twitter.com/KwSox6iBgT
— CBF Futebol (@CBF_Futebol) October 23, 2020
Além de Pelé, a lista contou com mais três brasileiros: Cafu, Ronaldo e Romário. Naturalmente, algumas escolhas foram óbvias, como Cristiano Ronaldo, que adotou passou a ter alcunha com as iniciais do seu nome e o número 7.
Veja abaixo as escolhas entre as camisas 1 e 11.
1 – Lev Yashin
2 – Cafu
3 – Paolo Maldini
4 – Pep Guardiola
5 – Zinedine Zidane
6 – Bobby Moore
7 – Cristiano Ronaldo
8 Andrés Iniesta
9 – Ronaldo
10 – Pelé
11 – Romário