Oitavas da Copa do Brasil serão marcadas por clássicos e jogos com adversários históricos
Disputas terão jogos como Flamengo e Atlético-MG e vários clássicos regionais como Corinthians x Santos, São Paulo x Palmeiras e Fortaleza x Ceará
Foi realizado na tarde de hoje (07), o sorteio das oitavas de final da atual edição da Copa do Brasil. No sorteio, chamou a atenção a quantidade de clássicos estaduais: Corinthians x Santos, Palmeiras x São Paulo, Atlético-GO x Goiás e Fortaleza x Ceará.
Dos oito jogos, metade são clássicos. O que faz com que a edição atual da Copa do Brasil tenha o maior número de clássicos nas oitavas de final da história da competição.
Criada em 1989, a Copa do Brasil só teve dois times do mesmo estado se enfrentando em oitavas de final, em apenas nove edições. E no máximo dois confrontos, como foi em 2020 com Grêmio x Juventude e Palmeiras x Red Bull Bragantino.
Se considerarmos clássicos mesmo, que são times da mesma cidade ou times grandes do mesmo estado, tivemos apenas um Santos x Corinthians em 2015 e um Fluminense x Vasco em 2000.
Em 2000, Fluminense e Vasco empataram o primeiro jogo por 1 a 1 e o segundo jogo por 2 a 2, tendo o Fluminense como classificado para as quartas de final. No fim, o título ficou com o Cruzeiro.
Já em 2015, Santos e Corinthians se enfrentaram com o Santos vencendo os dois jogos: 2 a 0 e 2 a 1. Nessa edição, o Santos foi finalista, enfrentando seus outros dois rivais. Na semifinal, eliminou o São Paulo e na final, perdeu para o Palmeiras, nos pênaltis, após vencer o primeiro jogo por 1 a 0 e perder no Allianz Parque por 2 a 1.
Outros confrontos de duas equipes do mesmo estado
Em 2004, o Santo André fez história, sendo campeão em cima do Flamengo. Na campanha do título, o time do ABC eliminou o Guarani nas oitavas de final com dois empates: 0 a 0 e 1 a 1.
Depois, só voltamos a ter dois times do mesmo estado se enfrentando nessa fase da competição em 2010, quando o Santos de Neymar e companhia esmagou o Guarani, aplicando um 8 a 1 no primeiro jogo. Na volta, o Guarani venceu por 3 a 2. No fim, o Santos acabou campeão, batendo o Vitória na final.
No ano seguinte, foi a vez do Palmeiras cruzar com o Santo André e vencer os dois jogos: 2 a 1 e 1 a 0. Na fase seguinte, o Palmeiras levou uma goleada história do Coritiba, perdendo de 6 a 0. No fim, o título ficou com o Vasco.
Em 2012 tivemos mais um duelo paulista nas oitavas de final. Ponte Preta e São Paulo fizeram um bom duelo, com a Ponte vencendo o primeiro jogo por 1 a 0 e o São Paulo vencendo o segundo por 3 a 1. Neste ano, o Palmeiras foi campeão.
Dois anos depois, em 2014, de novo um confronto de paulistas. O Bragantino, que na época não era comandado pela Red Bull, foi eliminado para o Corinthians. O Braga venceu o primeiro jogo por 1 a 0, mas perdeu o jogo da volta por 3 a 1. O título ficou com o Atlético-MG, que venceu o rival Cruzeiro na final.
Em 2019 e 2020, tivemos Grêmio x Juventude. Nos dois anos, o Grêmio terminou classificado. Em 2020, ainda tivemos Palmeiras x Red Bull Bragantino, com o Verdão se classificando após vencer os dois jogos. Em 2020, o Palmeiras acabou sendo o campeão.
Clássicos nacionais em 2022
Além dos clássicos regionais, as oitavas da Copa do Brasil desse ano nos proporcionou jogos como Flamengo x Atlético-MG e Fluminense x Cruzeiro, em um reencontro entre o goleiro Fábio e a Raposa.
Veja os confrontos (times da direita decidem em casa):
Corinthians x Santos
São Paulo x Palmeiras
Bahia x Athletico-PR
Atlético-GO x Goiás
Fortaleza x Ceará
Fluminense x Cruzeiro
América-MG x Botafogo
Atlético-MG x Flamengo