Home Tênis Nadal joga em busca de mais uma final de Roland Garros

Nadal joga em busca de mais uma final de Roland Garros

Espanhol busca o seu título de número 14 nas quadras francesas de Roland Garros

William Nunes
Formado em produção audiovisual pela PUCRS, cineasta, redator e escritor, roteirista e Youtuber.

Rafael Nadal surpreendeu a todos essa semana ao vencer um de seus maiores rivais, Novak Djokovic e se classificar para a semifinal de Roland Garros. Agora, o desafio do espanhol será outro: Ele precisará derrotar o surpreendente Zverev para alcançar a final do torneio.

No entanto, ao contrário da última rodada, quando ambos Nadal e Zverev eram tido como “azarões” nas suas partidas, agora o confronto é considerado muito mais parelho.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Nadal enfrentou o seu rival Novak Djokovic e conseguiu vencer por 3 sets a 1. O placar final ficou 6/2, 4/6, 6/2, 7/6 para o espanhol. Antes da partida, muitos apontavam o sérvio como favorito. Pois Nadal vinha relatando problemas físicos e haviam surgido rumores sobre sua aposentadoria precoce devido a lesões. Além disso, Djokovic estava em um bom momento e fazia boas partidas. Porém, Nadal de alguma forma se superou e venceu.

Quanto a Zverev, o desacreditado alemão passou pelo talentoso espanhol Carlos Alcaraz. Que vinha jogando muito bem e já havia derrotado o jovem alemão em outras oportunidades. Porém, dessa vez, o espanhol foi derrotado por 6/4, 6/4,4/6 e 7/6.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Quando ocorre o confronto decisivo?

Nadal e Zverev irão se enfrentar nessa sexta-feira, as 9h45, na quadra Philippe Chatrier. A transmissão do Grand Slam francês para o Brasil é atráves da SporTV3, ESPN e Star+.

Já ao 12h30, ocorre o outro confronto da semifinal. Cilic e Casper Ruud se enfrentarão na partida decisiva.

Nadal é o maior campeão de Roland Garros

Em toda a sua carreira, Nadal conquistou o maior torneio do saibro 13 vezes, em 17 tentativas. O que faz dele o recordista de títulos no torneio.

PUBLICIDADE

Rafael Nadal foi derrotado nas quadras de Roland Garros somente 3 vezes em toda a sua carreira. A primeira foi para Robin Soderling, em 2009 (ano que Roger Federer conquistou seu único título em Roland Garros).

PUBLICIDADE

As outras duas vezes foram para Novak Djokovic. Uma em 2015, quando o sérvio venceu o confronto na semifinal, mas acabou derrotado na final para Stan Wawrinka. E a última vez no ano passado, quando o atual número 1 do mundo venceu nas semifinais e depois derrotou Tsitsipas na grande final.

Recordes de Nadal em Roland Garros

Além de ser o maior vencedor do torneio, com 13 conquistas, Nadal também detem outros recordes no torneio Francês.

-É o jogador com maior sequência de conquistas seguidas, com 5 títulos;

-O recorde de maior sequência de vitórias consecutivas no torneio, com 38 vitórias;

PUBLICIDADE

-A maior quantidades de vitórias em Roland Garros, com 105 vitórias;

-Único jogador a vencer o torneio em três décadas diferentes (2000s, 2010s e 2020s).

Espanhol vem sofrendo com lesão

Apesar da vitória sobre Djokovic e de ter boas chances de vencer Roland Garros esse ano, Nadal não está na melhor fase física de sua carreira. Na verdade, muito pelo contrário.

Segundo informações, o espanhol vem sofrendo com uma necrose no escafóide de seu pé e precisará de um tempo de descanso após Roland Garros.

PUBLICIDADE

Com isso, Nadal deve parar sua temporada no tênis para tratar sua lesão. O que o fará perder a edição de Wimbledon desse ano. O lado positivo é que isso não deve prejudicar a sua posição no ranking, já que o torneio esse ano não valerá pontos para o ranking da ATP.

A lesão de Rafael Nadal não é novidade. Na verdade ele já é atrapalhado por ela desde 2005, mas retornou no ano passado, quando o espanhol foi derrotado por Novak Djokovic em Roland Garros.

Para tratar a lesão, no ano passado ele se afastou dos torneios e somente retornou no início desse ano, quando venceu o Australian Open.

Segundo informações, Nadal vem sofrendo e tem que treinar sob efeitos de analgésicos, para amenizar as dores.

PUBLICIDADE
Better Collective