O ex-atacante Wayne Rooney pode estar envolvido em um escândalo por irregularidades financeiras. O ídolo do Manchester United recentemente renunciou ao cargo de treinador do Derby County após o rebaixamento para a League One, a terceira divisão do futebol inglês, ser concluído.
A FA (Federação Inglesa de Futebol) abriu uma investigação na qual Rooney pode ser prejudicado, já que ele é acusado de pagar secretamente o salário do mês de maio aos jogadores e comissão técnica do Derby County. No total, este montante ascenderia a 1,8 milhões de euros. Uma ação que, se ocorreu, pode ser considerada tão altruísta quanto ilegal.
O Derby County, inclusive, perdeu 21 pontos na EFL Championship justamente por problemas financeiros. A perda dos pontos acarretou no rebaixamento da equipe para a League One.
Rooney e também seu agente
Além de Wayne Rooney, seu empresário, Paul Stretford, também pode estar envolvido na investigação aberta pela FA, supostamente por ajudar o empresário Chris Kirchner a concluir irregularmente o processo de aquisição da entidade. Se os fatos forem confirmados, Stretford poderá ter a licença de seu agente cassada, além de ficar exposto a uma multa considerável.
Premier League
A Premier League 2021-22 chegou ao fim com uma desculpa até os minutos finais. No fim, o Manchester City, que chegou a estar perdendo por 2 a 0 e, como consequência, perdendo o título para o Liverpool, conseguiu a virada e sacramentou o seu oitavo título de Campeonato Inglês ao atingir os 93 pontos, contra 92 do vice-colocado, o Liverpool. Já o Manchester United, clube do qual Wayne Rooney é ídolo, acabou na modesta 6ª colocação, garantindo vaga na Europa League.
De saída do Derby County
Apesar do rebaixamento, Rooney demonstrou muito comprometimento e liderança enquanto esteve no comando técnico do Derby County. O agora ex-treinador dos Rams agradeceu o apoio que teve dos torcedores e também da diretoria do clube:
“Minha passagem pelo clube foi uma montanha russa de emoções, boas e ruins, e tenho que dizer que eu gostei do desafio. Pessoalmente, sinto que o clube agora precisa ser liderado por alguém com nova energia e que não foi afetado pelo que aconteceu nos últimos 18 meses. Eu me lembrarei do meu tempo no Derby com muito orgulho e afeição e gostaria de agradecer todos meus funcionários, jogadores e, claro, os torcedores pelo incrível apoio. Nunca esquecerei vocês e espero vê-los novamente em momentos mais felizes
Estou ciente que o clube ainda tem pessoas interessadas que querem assumir a administração do clube. A eles, eu digo isto: o Derby County é um grande clube com uma grande história e ótimos torcedores. Desejo a todos vocês o melhor e muito sucesso para o futuro” – declarou Rooney.
Após 10 anos, Rooney alfineta título do Manchester City: "Nunca foi contestado" – https://t.co/qeFmqcw253
— Torcedores.com (@Torcedorescom) May 17, 2022