Michael Schumacher é reconhecido mundialmente pelo talento bem acima da média que possui ao guiar um carro. Detentor de sete títulos de Fórmula 1, o alemão, contudo, é amante do esporte em geral.
Em entrevista ao podcast Cara à Tapa, o piloto Felipe Massa relatou que Michael Schumacher pedia, à Ferrari, que alugasse estádios para jogar uma partida de futebol.
O jogo envolvia os engenheiros e demais funcionários da empresa de Miranello, os dois pilotos e até profissionais da Toro Rosso, equipe italiana que integrava a Fórmula 1 na época em que eles corriam.
“Era só estádio top. É a mesma coisa de jogar no Morumbi. E eu adoro futebol. Só que imagina: ele organizava. Aí tinha os engenheiros da Ferrari, aí pegava uns caras da Toro Rosso que gostavam de futebol. Eles organizavam e era animal”, relatou Felipe Massa.
“Só que, cara, era quinta-feira antes da corrida. E estavam os dois pilotos da equipe jogando. Logicamente eles respeitavam a gente. Só que entre eles, se pegavam. (Para) os engenheiros era tipo (um) jogo importante”, acrescentou.
“Eu ia pra Barcelona e jogava no estádio de lá. A gente ia pra Hungria e jogar no estádio principal. Era legal pra caramba”, disse.
Felipe Massa também falou sobre o nível técnico de Michael Schumacher com a bola nos pés. “(Ele) era muito bom fisicamente. Corria pra caramba. Drible mais ou menos. Ele jogava bem”, elogiou.
O brasileiro reconheceu que jogar futebol também era arriscado. “Ele jogava toda corrida. Imagina: essa corrida o Michael Schumacher não vai correr porque ele quebrou a perna. Podia acontecer, cara”, prosseguiu.
Apesar dos riscos, o alemão tinha moral no ambiente interno da Ferrari. “Ele era o Schumacher e comandava a equipe. (Então) tudo bem, pode jogar”, declarou.
Relação com Michael Schumacher e Alonso
Felipe Massa não foi companheiro somente de Michael Schumacher enquanto foi piloto da Ferrari. Ele também dividiu parceria com Fernando Alonso, espanhol dono de dois títulos de Fórmula 1.
De acordo com o brasileiro, a relação com um e outro era “diferente”. “(Com o Alonso), eu já estava na Ferrari, já tinha disputado um título. É tipo assim: estou aqui pra tentar manter o meu lugar”, relatou.
“O Schumacher, eu tinha acabado de entrar na Ferrari. Ele era tipo, pra mim, um professor. Ele me abraçou muito”, contou.
“Mesmo quando eu estava na frente, ele não me olhava com aquela cara (de desconfiança). A relação era outra”, prosseguiu.
Kimi Räikkönnen ficou bêbado e zoou Schumacher
Felipe Massa relatou que isso aconteceu em uma das tradicionais festas que ocorrem antes das corridas de Fórmula 1.
De acordo com o brasileiro, Räikkönen era uma pessoa tímida, mas que ficava extrovertido sempre que bebia.
“A gente estava no jantar, e o Kimi começou a beber. Tinha uma mesa só do pessoal da Fórmula 1 e (outra) do pessoal da Moto GP. Estava no Kimi, o Schumacher do outro lado da mesa e eu do lado. De repente, o Kimi passou do ponto e ele virou: ‘ei, Texas Rangers!'”, brincou.
Massa também elogiou o caráter do finlandês e disse que ele respeitou a hierarquia quando Jean Todt era o chefe Ferrari.
“O trabalho que a gente teve juntos foi muito bom. Na Ferrari nunca aconteceu um caso que falaram do Kimi. Bebia. Lógico. Mas ele respeitou a equipe”, finalizou o ex-piloto da Fórmula 1.
Uma das mais esperadas entrevistas do canal! Felipe Massa, ex-piloto da Ferrari, conta bastidores, opina sobre as decisões históricas da F-1 e muito mais. @MassaFelipe19 https://t.co/ueO9asMpdW
— Rica Perrone (@RicaPerrone) June 10, 2022