Em cerimônia realizada na cidade de Tampa na noite desta terça-feira (21), a NHL anunciou quais jogadores levaram os principais prêmios referentes à temporada de 2021/2022.
O maior vencedor da noite foi Auston Matthews, do Toronto Maple Leafs. Ele ganhou tanto o Hart Trophy, que reconhece o melhor jogador do ano, como o Ted Lindsay, que é votado pela Associação de Jogadores da NHL e dado para o jogador de maior destaque da temporada. Matthews foi o líder da campanha histórica de Toronto, que chegou a 115 pontos pela primeira vez, com um recorde de 54-21-7, e que se classificou pelo sexto ano consecutivo aos playoffs.
O atacante dos Maple Leafs fez 60 gols em 73 partidas, quebrando o recorde de gols da franquia, que era de 54, e de um jogador nascido nos Estados Unidos, que era de 55. A média de 0.82 gols por jogo figura entre as 30 melhores marcas da liga – o último a ter uma média tão alta foi Mario Lemieux, com 0.81 em 2000/2001. Matthews também foi o nono jogador da história da NHL a marcar 50 gols ou mais em um período de 50 partidas. Nesta temporada, ele foi o sexto em pontos (106), o líder em chutes (348), o terceiro em gols de power play (16) e o quinto em gols para ganhar o jogo (10) na NHL.
Auston Matthews is first @MapleLeafs player in 67 years to claim the Hart Trophy. @AM34 is the third player in franchise history to claim @NHL MVP honors, following Ted Kennedy (1954-55) and Babe Pratt (1943-44). #NHLStats: https://t.co/gMUuQjy2dM pic.twitter.com/BEU5c1dghq
— NHL Public Relations (@PR_NHL) June 21, 2022
O goleiro Igor Shesterkin levou o Vezina. Em seu terceiro ano jogando pelo New York Rangers, o russo participou de 53 jogos e teve um percentual de defesas de .935. Em toda história, apenas dois outros goleiros tiveram um percentual maior em 50 ou mais partidas em uma temporada – Tim Thomas (.938) e Dominik Hasek (.937). Além de liderar a liga em percentual de defesa, Shesterkin também teve a menor média de gols permitidos por jogo, com 2.07.
First-time finalist, first-time winner.
Igor Shesterkin is the 3rd @NYRangers goaltender to win the Vezina Trophy under the current selection criteria (since 1981-82), after Henrik Lundqvist (2011-12) & John Vanbiesbrouck (1985-86). #NHLAwards#NHLStats: https://t.co/E9pThiCPCs pic.twitter.com/sLkWDUikqu
— NHL Public Relations (@PR_NHL) June 21, 2022
O Norris, que é o prêmio de melhor defensor, ficou com Cale Makar, do Colorado Avalanche. Vencedor do Calder Trophy em 2019/2020 e com apenas 23 anos de idade, Makar liderou os defensores em gols marcados, com 28, e foi o segundo em pontos, com 86. Com tantos pontos marcados e liderando a nona melhor defesa em gols sofridos na temporada, ele ficou com um plus minus de +48, que foi o quinto melhor da NHL.
Say hello to the first Norris Trophy winner in @Avalanche franchise history, Cale Makar. @Cmakar8 adds a Norris to an #NHLAwards collection that already includes the 2019-20 Calder Trophy. #NHLStats:https://t.co/TO15cjNV5J pic.twitter.com/5FtnUdNfPI
— NHL Public Relations (@PR_NHL) June 21, 2022
Moritz Seider foi considerado o melhor novato da temporada, e com isso venceu o Calder Trophy. Apesar de ser um defensor, o jogador do Detroit Red Wings foi o quarto novato com mais pontos (foram 7 gols e 43 assistências), o que teve mais pontos marcados no power play, com 21, e o segundo em gols que deram a vitória para seu time, com 4. Ele também liderou os calouros em média de tempo no gelo, com 23 minutos, e foi o principal defensor de Detroit na temporada.
Por fim, o Jim Gregory Award, que vai para o melhor general manager, teve seus finalistas anunciados. Julien BriseBois (Tampa Bay Lightning), Joe Sakic (Colorado Avalanche) e Chris Drury (New York Rangers) concorrem ao prêmio que será dado durante o draft, que acontece no início de julho.
OUTROS PRÊMIOS
Durante todo o mês de junho, a NHL também divulgou outros prêmios dados pela liga. Confira abaixo a lista completa com todos os vencedores.
Art Ross Trophy – mais pontos na temporada regular: Connor McDavid (Edmonton Oilers).
Rocket Richard Trophy – mais gols na temporada regular: Auston Matthews (Toronto Maple Leafs).
Selke Trophy – melhor atacante defensivo: Patrice Bergeron (Boston Bruins).
Masterton Trophy – jogador que melhor exemplifica perseverança, espírito esportivo e dedicação ao hóquei: Carey Price (Montreal Canadiens).
Lady Byng Trophy – jogador que exibiu o melhor espírito desportivo e jogo cavalheiresco: Kyle Connor (Winnipeg Jets).
William M. Jennings Trophy – goleiro(s) que jogou um mínimo de 25 jogos e cuja equipe sofreu o menor número de gols: Frederik Andersen e Antti Raanta (Carolina Hurricanes).
King Clancy Memorial Trophy – jogador que melhor exemplifica a liderança dentro e fora do gelo e faz uma contribuição humanitária notável em sua comunidade: P. K. Subban (New Jersey Devils).
Jack Adams Award – treinador do ano: Darryl Sutter (Calgary Flames).
Mark Messier NHL Leadership Award – jogador que exemplifica grandes qualidades de liderança dentro e fora do gelo: Anze Kopitar (Los Angeles Kings).