No começo desta semana, um vídeo circulou nas redes sociais. Nas filmagens, o ex-piloto Nelson Piquet usa o termo coloquial “neguinho” para se referir ao piloto inglês Lewis Hamilton.
Isso foi suficiente para causar polêmica na web e causar debates sobre um dos temas mais importantes da sociedade atual: a luta contra o racismo.
Assim que ficou sabendo do vídeo, Lewis Hamilton tratou de agir rapidamente e usar as suas redes sociais, que tem milhares de seguidores, para repudiar a fala do ex-piloto brasileiro.
O indigesto comentário de Piquet teria sido feito em uma transmissão em que o ex-piloto comentava um acidente. O piloto inglês se posicionou pela primeira vez sobre o assunto, nesta terça-feira, dia 28.
Veja o posicionamento de Lewis Hamilton, no Twitter:
Vamos focar em mudar a mentalidade
— Lewis Hamilton (@LewisHamilton) June 28, 2022
Logo após essa publicação, Hamilton fez outra, só que dessa vez em inglês, que diz:
“É mais do que linguagem. Essas mentalidades arcaicas precisam mudar e não têm lugar no nosso esporte. Eu fui cercado por essas atitudes e fui alvo toda minha vida. Houve muito tempo para aprender. Chegou a hora da ação.”
It’s more than language. These archaic mindsets need to change and have no place in our sport. I’ve been surrounded by these attitudes and targeted my whole life. There has been plenty of time to learn. Time has come for action.
— Lewis Hamilton (@LewisHamilton) June 28, 2022
A escuderia Mercedes e a Fórmula 1 se posicionaram e apoiaram Hamilton; confira
No comunicado da Fórmula 1, diz:
“A linguagem discriminatória ou racista é inaceitável de qualquer forma e não faz parte da sociedade. Lewis é um representante incrível de nosso esporte e merece respeito. Seus esforços incansáveis para aumentar a diversidade e inclusão são uma lição para muitos, o qual estamos comprometidos na F1.”
A equipe Mercedes também se pronunciou. Veja:
“Condenamos qualquer uso de linguagem racista ou discriminatória de qualquer tipo. Lewis liderou nossos esforços esportivos para combater o racismo e é um verdadeiro campeão da diversidade dentro e fora das pistas. Juntos compartilhamos uma visão para o automobilismo diversificado e inclusivo, e este incidente destaca a importância fundamental de continuar a lutar por um futuro melhor.”