Home Futebol Guru de Sampaoli e Guardiola deixa o Manchester City

Guru de Sampaoli e Guardiola deixa o Manchester City

Juanma Lillo, que era auxiliar técnico da equipe inglesa, assumirá o Al-Saad como treinador

Caio Rodrigues
Colaborador do Torcedores

Aos 56 anos, Juan Manuel Lillo é considerado um dos grandes pensadores do futebol moderno. Iniciou sua carreira como treinador aos 17 anos passando por várias equipes de menor expressão da Espanha, até conseguir o acesso para a La Liga com o modesto Salamanca. Nessa altura, tornou-se o técnico mais jovem da história da primeira divisão espanhola.

Lillo foi um dos precursores da formação 4-2-3-1, que popularizou-se no século XXI, sendo utilizado por grandes esquadrões vitoriosos, como a Alemanha de 2014.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O espanhol não possui títulos como treinador nas primeiras divisões ao redor do mundo, mas sua filosofia, livros e modo de pensar influenciaram na criação do Jogo de Posição, um estilo cultural futebolístico popular na Espanha, do qual Pep Guardiola e Vicente del Bosque fazem parte. As visões sobre a coletividade no esporte, a amplitude e a geração de espaços a partir das movimentações coletivas coordenadas moldaram a forma de jogo mais famosa do século XXI.

O treinador argentino Jorge Sampaoli, ex-Santos e Atlético-MG, admite ter Juanma como uma grande influência. O espanhol foi auxiliar de Sampaoli na Seleção Chilena em 2015, quando a equipe de Vidal e Sánchez venceu a Copa América. Ele acompanhou Sampaoli no Sevilla até voltar a aventurar-se como treinador.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Em 2020, Juanma se juntou como auxiliar técnico de Pep Guardiola no Manchester City, com quem possui uma admiração mútua. Em 2005, Pep foi encerrar sua carreira como jogador no Dorados de Sinaloa, do México, apenas para ser treinado pelo pensador que admirava.

Nas duas temporadas em que trabalharam juntos no Manchester City, conquistaram um bicampeonato inglês, uma Copa da Liga Inglesa e um vice-campeonato da Champions League.

Juanma no Qatar e futuro do City

Juanma Lillo voltará a assumir a função como treinador principal dessa vez no Al-Saad, do Qatar. Essa é a mesma equipe em que Xavi iniciou sua carreira como treinador e conta com o meia Cazorla e o brasileiro Guilherme, que passou pelo Corinthians entre 2012 e 2014.

PUBLICIDADE

O substituto de Lillo no Manchester City será Enzo Maresca. Maresca foi treinador do sub-23 da equipe inglesa no passado e na última temporada esteve no Parma, como treinador da equipe. Foram apenas 14 jogos até sua demissão na segunda divisão italiana.

PUBLICIDADE

O Manchester City planeja reforçar ainda mais o time bicampeão da Premier League. O centroavante Haaland já foi anunciado pela equipe, que mira o reforço do lateral esquerdo Cucurella para a disputa da próxima temporada.

Better Collective