Gabriel Menino teve um início fenomenal pelo Palmeiras, em 2020, quando subiu das categorias de base. Jogando de volante, lateral-direito e meia, o jogador mostrou versatilidade e talento, fazendo com que o técnico Tite convocasse ele para a seleção principal.
Também jogou as Olimpíadas e foi fundamental na conquista da Libertadores de 2020 pelo Verdão. Sua atuação mais lembrada foi na semifinal contra o River Plate, na Argentina.
Mas, do ano passado para cá, o jogador teve uma queda de rendimento grande, perdendo espaço até na equipe reserva. O jogador se tornou última opção tanto da lateral, quanto do meio-campo e ficou de fora, por exemplo, dos inscritos para o último Mundial de Clubes.
Em 2020, quando esteve no auge, era titular do Palmeiras, principalmente depois da chegada de Abel Ferreira. Ao todo, no ano, fez 64 partidas, participando diretamente de 14 gols (5 gols e 9 assistências). Teve 4257 minutos jogados, ou seja, uma média de mais de 66 minutos por partida. Dessas partidas, 12 foram pela Libertadores, na campanha do título.
Em comparação com esse ano, Gabriel Menino fez apenas 15 partidas, com um gol e uma assistência. Ele teve apenas 533 minutos disputados, ou seja, média de apenas 35 minutos por partida. Sua média em campo caiu quase que pela metade.
Em 2021, ano em que iniciou o declínio na carreira, o jogador disputou quase metade das partidas, se comparado com 2020. foram 34 jogos e 1968 minuto em campo. Em 2021 o Palmeiras também venceu a Libertadores, mas Menino fez parte de apenas 5 jogos da campanha, menos que a metade, se comparado com a de 2020.
Jogador voltou a recuperar espaço no Verdão
Recentemente, com a lesão de Jailson e as convocações de Danilo e Atuesta, Menino voltou a ganhar espaço no meio-campo do Palmeiras e correspondeu. Mostrou mais focado e um esboço do bom futebol de 2020.
Em entrevista à TV Palmeiras, Gabriel Menino destacou esse bom momento dele e da equipe, relembrando a última partida, em que o Palmeiras fez 4 gols em 7 minutos contra o Atlético-GO.
“Muito bom voltar a jogar, ainda mais jogar bem. Eu coloquei uma meta na minha cabeça e estou cumprindo. Estou me esforçando em dobro, trabalhando, e assim o universo começa a jogar a favor novamente. Foi surreal o que aconteceu no último jogo. Um ótimo momento, merecido porque a cada dia damos o melhor de nós aqui dentro. O trabalho é tudo, é continuar fazendo isso que fica cada vez melhor” disse Menino.
Provável titular contra o São Paulo
Gabriel Menino poderá ser titular no clássico de hoje (20) contra o São Paulo, pelo Campeonato Brasileiro. Zé Rafael, que é o titular da posição, está suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Ainda em entrevista à TV Palmeiras, Menino projetou esta partida.
“Tenho o sonho de ganhar um Brasileirão. Vai ser um clássico a altura para nós. Sabemos dos nossos objetivos. Temos sonhos, foco e objetivos a serem realizados. É um clássico, entraremos com força máxima e vamos fazer de tudo para manter a liderança e sair com três pontos”, finaliza.
Momento ruim no Palmeiras
Em entrevista exclusiva ao UOL Esporte, em maio deste ano, o jogador comentou sobre o momento ruim que viveu no Palmeiras.
“É difícil definir [o que deu errado], mas a carreira do atleta profissional, até os maiores da história, também tem momentos de baixa. É natural que isso aconteça. Temos que tentar fazer com que esses momentos sejam os menores possíveis, precisamos saber lidar com eles e foi isso que procurei fazer”, disse o jogador, que em seguida, declara que recebeu ajuda de várias pessoas.
“Conversei com minha família, meus empresários, os companheiros de clube, comissão técnica e diretoria, e todos me ajudaram muito. Foi um trabalho em conjunto, e sabia que tinha que fazer a minha parte, pois só dependia de mim”, declara menino, que emenda dizendo estar vivendo um sonho:
“Muitos garotos gostariam de estar vivendo isso. Tenho que aproveitar ao máximo, desfrutar, mas também saber que só com muita dedicação e empenho vou conseguir me manter assim e escrever minha história no clube como, quem sabe, um ídolo”, disse.