Neste final de semana, a Fórmula 1 chega ao Azerbaijão para a oitava etapa da temporada 2022. No entanto um dado bem curioso para esse Grande Prêmio é o fato de nunca um piloto vencer duas vezes o GP do Azerbaijão em sequência, tampouco largar na pole position.
O país recebe corridas desde 2016, quando ainda foi considerado Grande Prêmio da Europa. Na ocasião, Nico Rosberg foi o único piloto que saiu na frente do grid e viu a bandeira quadriculada primeiro que os adversários. A partir daí, o GP começou a usar o nome do país, e a história mudou completamente.
Em 2017, Hamilton terminou o treino de classificação na pole position e após acidente com Vettel, viu Daniel Ricciardo vencer a corrida. O GP daquele ano foi marcado por vários acidentes, desde o início da corrida e com apenas 14 pilotos terminando a prova.
No ano seguinte, Vettel deixou a dupla da Mercedes para trás e conseguiu com sua Ferrari garantir a liderança no treino. Entretanto, a corrida seguiu o mesmo caminho do ano anterior, com acidentes e um erro de freada do alemão fez Hamilton assumir a ponta e vencer a corrida. Enquanto isso, Vettel perdeu ainda a chance de ficar no pódio, terminando a prova em 4º, atrás de Bottas e Raikkonen.
A temporada de 2019 marcou um domínio da Mercedes durante todo o ano, e no Azerbaijão não foi diferente. O finlandês Valtteri Bottas conseguiu a pole position e liderou de ponta a ponta, conquistando a vitória e tendo Lewis Hamilton, seu parceiro de equipe, fazendo a dobradinha.
Devido a pandemia de Covid-19, o GP do Azerbaijão de 2020 foi cancelado, voltando no ano seguinte e com o mexicano Sérgio Perez, que largou na 7º posição, aproveitar os erros dos adversários para conquistar a segunda vitória em sua carreira. Charles Leclerc, que largou na pole, seguiu o mesmo caminho de Vettel em 2018 e terminou em 4º.
O Grande Prêmio do Azerbaijão de Fórmula 1 acontece neste domingo (12) às 8h, com transmissão da Band e cobertura do Torcedores.com.