Ferrari e Fórmula 1 tem um significado especial para os brasileiros que apreciam a categoria. Primeiro com Rubens Barrichello, depois com Felipe Massa, que por várias temporadas representou a escuderia e por pouco não conquistou um título da competição.
Em documentário para a MotorSport Heroes, página voltada para esportes de velocidade, o brasileiro revelou um segredo de quando assinou com a Ferrari:
“Em 2000 ganhei os campeonatos italiano e europeu de Fórmula Renault 2.0. Depois disso, muitas equipes queriam me contratar”, disse Massa. Eu nem percebi, mas naquele momento eles [Ferrari] já me acompanhavam há muito tempo: tinham muitos dados de provas e corridas, toda a telemetria. Eles me disseram: ‘menino, queremos levar você ao programa de jovens da Ferrari.’ Até então, eles não tinham esse programa.”
Tudo o que eu tinha que fazer era não contar a ninguém. A história tinha que ser mantida em segredo. Assinei um contrato de oito anos. Mas só pude compartilhar essa alegria com minha família. Foi uma condição incrivelmente difícil. Fui para a Sauber, que usava motores Ferrari. Depois, eles me ligaram de Maranello novamente, e em 2006, eu mudei para a equipe. Foi assim que meu sonho se tornou realidade.” – Revelou Felipe Massa.
Foi por pouco, Felipe Massa
No ano de 2008, Felipe Massa disputou o título da Fórmula 1 até a última corrida, no GP de Interlagos, no Brasil. No entanto, uma ultrapassagem de Timo Glock foi ultrapassado por Lewis Hamilton, que consequentemente ultrapassou Felipe Massa em pontos e conquistou o título daquele ano. O brasileiro permaneceu na escuderia até 20. Em 2017m Massa anunciou a sua aposentadoria da Fórmula 1.
Rubens Barrichello voltando para a Fórmula 1?!
O piloto brasileiro Rubens Barrichello ficou popular durante sua estadia na Ferrari pela Fórmula 1, onde era companheiro de equipe do lendário alemão Michael Schumacher. Há alguns anos competindo na Stock Car, o piloto revelou que chegou a receber propostas para retornar a Fórmula 1 como diretor técnico:
“Eu gosto do lado técnico, quando eu vim para correr pela equipe italiana, por exemplo, eu passava muito tempo sozinho e todos os pilotos passam muito tempo sozinhos sem muita coisa pra fazer e eu devorava revistas italianas de suspensão, de amortecedor e aí eu comecei cada hora mais a entender no meio da curva, quando você sente o movimento, entender cada vez mais o que era uma coisa e o que era outra. Eu gostava e gosto muito disso.
“Agora, você me pergunta se já me ofereceram? Já. Só que eu sempre falo, você imagina estar eu lá com o Ricciardo e o Norris andando lá e tal e o cara fala: ‘eu não consigo fazer isso aí que você faz’. Então, amigo sai do carro que eu vou entrar. O meu prazer é guiar o carro, por enquanto eu não tenho essa aptidão de sair só tentando acertar.” – Disse Rubens Barrichello.
Fórmula 1: Mercedes F1 não acha que seu motor seja inferior ao da Ferrari – https://t.co/lPESH3jfLo pic.twitter.com/ck5mqicngi
— Torcedores.com (@Torcedorescom) March 23, 2022