O ex-jogador Souza, que atuava como meia, volante e lateral-direito, teve grande destaque no São Paulo, onde ficou de 2004 a 2007. Pelo clube do Morumbi, venceu Libertadores, Mundial de Clubes, Paulistão e duas vezes o Campeonato Brasileiro.
O jogador, que também teve passagem por Grêmio, Fluminense, Cruzeiro e PSG, teve uma passagem rápida pelo Botafogo no início da sua carreira, quando tinha apenas 20 anos e tinha acabado de começar a sua carreira no CSA, de Alagoas.
No podcast “Deu Zebra Cast”, Souza relembrou essa passagem pelo Botafogo. O ex-jogador afirma que ficou oito meses no clube sem receber salário.
“Eu fui pro Botafogo do Rio, a maior venda da história do CSA, até hoje, foram 3 milhões de dólares, acho que em 1998 ou 1999, eu era bem jovem. Quando eu cheguei lá, o pessoal me chamava de “novo Rivaldo” porque eu era muito talentoso e versátil. Só que eu fui para um time gigante, mas eu fiquei oito meses sem receber lá”, relembra Souza, que em seguida, revela qual era o seu salário.
“Eu ganhava 800 reais no CSA e fui pro Botafogo para ganhar 8 mil reais. Mas eu não vi esse dinheiro, até hoje. Não me pagaram. Vou passar o meu pix pra eles”, brincou o ex-jogador.
Em outro momento, Souza diz que teve que retornar ao CSA por falta de pagamento do Botafogo.
“Eu tive que voltar ao CSA porque o Botafogo não pagou nem as parcelas da compra. Não pagaram nem eu, nem o CSA”, afirma Souza, que relembra como foi essa saída do Fogão e a volta para Alagoas.
“Eu saí de lá como o culpado de tudo, o mercenário. A imprensa fez matéria sobre mim, colocando: ‘Souza 171’. Chegaram na porta da minha casa, eu recém casado, para me despejar de casa, porque eu não tinha dinheiro pra pagar”.
“Muita gente na época, quando eu voltei ao CSA, falou que eu tinha aprontado lá, que eu não dei certo porque bebia… e eu nunca bebi na minha vida. Falaram bastante coisa em relação a minha pessoa, mas eu nunca liguei porque eu sabia dos fatos. Tanto que eu sabia que se tivesse oportunidade em um clube bem organizado, eu iria dar conta do recado, porque eu sabia que era muito talentoso”.
Carreira de Souza
Após esse começo conturbado entre a ida para o Botafogo e a volta para o CSA, Souza foi para a Portuguesa Santista, em 2003 e foi lá que teve maior destaque na carreira, fazendo um ótimo Campeonato Paulista.
Em 2004, se transferiu para o São Paulo e ganhou praticamente tudo: Libertadores, Mundial, Brasileirão e Paulista. Deixou o clube no final da temporada de 2007, quando se transferiu para o PSG, que não era o todo poderoso que é hoje.
Retornou para o Brasil para jogar no Grêmio, no final de 2008 e permaneceu até 2010, quando foi para o Fluminense. Depois, jogou por Cruzeiro, Portuguesa, Ceará, Caxias, entre outros clubes de menor expressão, até encerrar a sua carreira em 2021, quando atuava no Murici, de Alagoas.