Emirados Árabes são escolhidos como sede da próxima Copa do Mundo de Minifootball
Seleção Brasileira de Minifootball é a atual Vice-Campeã no Futebol 6 e estará presente em Ras Al Khaimah, nos Emirados Árabes Unidos
A World Minifootball Federation (WMF), entidade máxima do futebol reduzido no planeta escolheu, na última semana, a sede da próxima Copa do Mundo. A Copa do Mundo de Minifootball é celebrada de dois em dois anos e atrai milhares de espectadores e fãs de todo o mundo.
O termo “minifootball” significa futebol reduzido. Jogado nas categorias de Futebol 5, Futebol 6 e Futebol 7, em campo de grama sintética, o Minifootball vem crescendo significativamente durante os últimos anos. . O Futebol 6 é a categoria oficial no mundo e as competições são abertas a jogadores amadores.
A última Copa do Mundo de Minifootball aconteceu em Perth, Austrália, em 2019. O Brasil ficou em segundo lugar. Em 2021, o torneio, que seria realizado em Kyiv, na Ucrânia, foi cancelado devido à pandemia.
Os Emirados Árabes venceram a licitação altamente competitiva para sediar o torneio de 2023 com a WMF. A disputa tinha candidatos como Budapeste (Hungria) e Manila (Filipinas). Nas próximas semanas, a WMF anunciará as datas finais do torneio.
Filip Juda, presidente da World Minifootball Federation, disse: “Estou animado em anunciar que o torneio de 2023 acontecerá em Ras Al Khaimah, um destino altamente atraente por muitas razões, incluindo seu histórico comprovado de realização de grandes eventos esportivos. O que impressionou nosso painel de jurados foi a oferta turística atraente e diversificada do destino, facilidade de acesso para nossas equipes e fãs; e, mais importante, seu compromisso com a promoção do esporte na comunidade, com a Copa do Mundo de 2023 destacando o minifootball nos Emirados Árabes Unidos e regionalmente, destacando sua contribuição positiva para o desenvolvimento da sociedade.”
O torneio reunirá 24 seleções e milhares de espectadores em Ras Al Khaimah. E já tem garantida a participação do Brasil. A Seleção Brasileira irá disputar a sua terceira Copa do Mundo. Jogou em 2017, em Nabeul (Tunísia) e em 2019, em Perth (Australia), onde ficou com o Vice Campeonato.
No Brasil, a organização responsável pelo desenvolvimento do esporte é a Minifootball Brasil, com sede no Rio de Janeiro. Fundada em 2017, a Minifootball Brasil vem trabalhando para profissionalizar a gestão do futebol amador e gerar a melhor experiência de futebol para todos os envolvidos.
O emirado já recebeu eventos de alto nível. Entre eles, a Meia Maratona Ras Al Khaimah, que atrai mais de 5.000 participantes por ano. Também sediaram a competição de ciclismo de estrada UAE Tour, além de campeonatos internacionais de golfe de renome, como o DP World Tour e o European Tour.