O Cruzeiro poderá viver uma espécie de ‘dilema’ por conta de sua busca para ter uma casa ‘definitiva’ para jogar. Dilema este que pode envolver o fato do time ser cortejado para mandar suas partidas num estádio ainda a ser feito e também negociar sua vida com onde joga atualmente.
O GE mostra que a direção da Raposa, agora sob as rédeas de Ronaldo, poderá ter que decidir em ficar no Mineirão ou aceitar um projeto da cidade de Betim. O município, nas proximidades de Belo Horizonte, estaria planejando construir um estádio para ter entre 42 mil a 52 mil pessoas. A ideia é do prefeito da cidade, Vittorio Medioli, muito próximo da diretoria cruzeirense e que chegou a ocupar cargo nos períodos conturbados pós-rebaixamento no Brasileirão.
Através de parceria público-privada, Medioli espera viabilizar a construção do estádio e oferecer ao clube uma proposta para jogar e participar de sua administração. O custo das obras seria estimado em R$ 450 milhões, dos quais os cruzeirenses não gastariam na construção da nova arena, e poderia arrecadar até R$ 150 milhões em receitas ao time com partidas e outros eventos. A previsão é que esta possível casa cruzeirense seja inaugurada em 2024.
A notícia do estádio de Betim surge em meio a negociações da SAF do Cruzeiro para poder ter maior parte da administração do Mineirão. O clube vem conversando com a Minas Arena, empresa responsável pelo estádio desde a sua reinauguração. Mas o acordo ainda dependerá da resolução de alguns problemas entre o clube e a empresa por conta dos custos do estádio.
Ronaldo sonha com estádio do Cruzeiro e pode ter ajuda de peso – https://t.co/BpUDGVffN5
— Torcedores.com (@Torcedorescom) June 16, 2022
Os problemas da Raposa com a administradora do estádio tem sido recorrentes com as várias direções que o clube passou, seja como associação civil ou agora na fase ‘clube-empresa’. Por conta de dívidas, o contrato entre o clube e a empresa foi rescindido em 2019 e o clube passou a perder a prioridade no uso do local, tendo de jogar partidas em outras casas como o Independência e a Arena do Jacaré.
Atualmente, o Cruzeiro negocia jogo a jogo o uso do Mineirão, mas há o desejo de que haja uma parte mais forte do clube na gestão do estádio. Planos estes que podem ‘sofrer’ com a possibilidade de uma casa própria nos moldes da Arena MRV, do rival Atlético-MG. Por enquanto, Ronaldo tem analisado mais a proposta da Minas Arena e disse não ter visto o projeto de Betim para a nova arena.