O projeto Segredo dos Jogadores, fundado e comandado pela família Cruz, segue crescendo e, com isso, realizará a segunda edição da Copa Segredo dos Jogadores. Com o sucesso da primeira, feita em dezembro, onde 46 atletas receberam convites de diversos clubes brasileiros para fazer parte das categorias de base, o evento chega com algumas mudanças nas categorias.
Na estreia da copa, o evento foi realizado para atletas das categorias sub-13 e sub-11 no CT do Brasilis, em Águas de Lindóia, em São Paulo. Para 2022, o local mudou para Sorocaba, no CT do Clube Atlético Sorocaba e houve o acréscimo do sub-15, além de ter três eventos em datas diferentes. O sub-15 acontecerá em junho, nos dias 18 e 19; o sub-13 será nos dias 9 e 10 de julho; e o sub-11 em dezembro, nos dias 17 e 18.
Com participação de garotos de 19 estados espalhados pelo país na primeira edição, Tiago Cruz, um dos organizadores da Copa Segredo dos Jogadores, considerara que foi um sucesso, contando com observadores de diversos clubes (Atlético-MG, Athletico, Brasilis, Desportivo Brasil, Flamengo, Grêmio, Jundiaí EC, Palmeiras, Ponte Preta, Red Bull Bragantino e São Paulo). Assim, explica as mudanças nas categorias, visando dar oportunidade para mais atletas. Além disso, destaca que os garotos irão viver uma experiência com a rotina de jogadores profissionais.-
– A expectativa é a melhor possível, principalmente pelo sucesso que foi a primeira edição, onde conseguimos dar oportunidade para 150 garotos. Agora queremos ainda mais, por isso dividimos em três categorias diferentes, tendo 140 meninos em cada. A ideia também é trazer ainda mais clubes e o formato vamos manter o mesmo, porque ouvimos um feedback positivo dos observadores. Então, começa com o draft no primeiro dia, fazendo com que os atletas estejam em equipes que tenham um nível equilibrado. Desse modo, todos possam ser observados. Vivenciar momentos de categorias de base, como alojamento, cronogramas e palestras. Depois, temos os jogos entre os times, que são acompanhados pelos observadores dos clubes. – explicou Tiago.
Por fim, destaque na primeira edição e eleito o melhor jogador da categoria sub-11, Matheus Medina foi um dos garotos que agarrou a oportunidade. Atualmente integra as categorias de base do São Paulo, defendendo a equipe sub-12 do Tricolor Paulista. Ele relembra como conheceu o projeto e ressaltou a importância do evento realizado em dezembro para chegar no CT de Cotia.
– No início da Pandemia, encontramos na internet, por acaso, um curso para pais e atletas sobre futebol. Desse curso, surgiu a Copa Segredo dos Jogadores, uma oportunidade para garotos como eu, que vivem longe dos “grandes centros”, serem observados por grandes clubes. Vimos a copa como uma oportunidade, mas não imaginamos o que estava por vir. Nem nos meus melhores sonhos imaginei que através da copa receberia um convite do São Paulo. Fazer parte de uma das melhores bases do futebol brasileiro, onde todo o menino sonha em chegar. Esse projeto foi um divisor de águas na minha vida, sem dúvidas. Fez com que eu saísse de Cuiabá, onde eu jogava num projeto. E hoje estou em um clube de primeira divisão, com uma estrutura incrível. – disse Matheus.