A forma como Yuri Alberto foi oficializado no Corinthians segue dando o que falar. Ao publicar um vídeo com os gols do centroavante emprestado pelo Zenit como se fosse uma apresentação de DVD, o Timão alfinetou o Internacional. O Colorado também tentava o retorno do jogador, que saiu do Beira-Rio em janeiro para atuar na Rússia.
A referência ao DVD é uma provocação que nasceu em 2009. Na época da final da Copa do Brasil daquele ano, entre Corinthians e Internacional, o então presidente colorado Fernando Carvalho anunciou que tinha feito um disco para entregar à CBF. Nele, constavam supostos lances irregulares de arbitragem, favoráveis aos paulistas. Logo após a vitória do Timão no torneio, a piada “põe no DVD” passou a ser repetida pelos corintianos sempre quando se referem ao clube gaúcho.
O jornalista Leonardo Meneghetti, apresentador da edição gaúcha do programa “Os Donos da Bola” na TV Bandeirantes, opinou que o Corinthians “se apequenou” com o episódio do anúncio de Yuri Alberto, escancarando “o quanto o Internacional incomoda”. Meneghetti é torcedor colorado assumido, embora mantenha um posicionamento isento no comando da atração.
“A importância do Internacional na vida do Corinthians”
Para Meneghetti, o Corinthians diminuiu de tamanho pela forma ao anunciar Yuri Alberto. “O Corinthians se apequena. Dá uma relevância ao Internacional nesse episódio maior que a sua contratação“, opina o jornalista, que reforçou o fato do vídeo publicado pelas redes sociais do Timão ser repleto de gols de Yuri pelo Colorado. “Ele dá mais importância à implicância, à provocação ao Internacional, do que a este grande nome que o clube está agregando ao seu time, ao seu elenco: o do Yuri Alberto“, comentou.
Leonardo Meneghetti enxerga, na provocação, uma elevação de status dos próprios corintianos ao rival gaúcho. “Isto torna o Internacional um clube ainda maior, ou seja, o Corinthians faz uma grande contratação e se preocupa em alfinetar o Internacional. Que perdeu o jogador, é verdade. Isso mostra o quanto o Internacional é importante na vida do Corinthians. Isso mostra o quanto o Corinthians superdimensiona o Internacional, agregando ao Inter um rival de mesmo tamanho. Então, o Corinthians se apequena“, avaliou o apresentador.
Yuri Alberto retuitou em suas redes sociais o vídeo do “DVD” corintiano com seus gols. Isso motivou mais críticas de Leonardo Meneghetti, que considerou o compartilhamento “uma atitude absolutamente desnecessária do jogador” e “uma falta de estratégia”. “Ele está começando sua carreira, tem 21 anos. E não sabe o futuro. O que se sabe é que ele inviabilizou no futuro, por exemplo, jogar no Internacional. Pra que provocar? Um clube onde ele passou, onde tem amigos, colegas“, disse, reforçando que, no Inter, Yuri Alberto viu o trampolim para chegar na Europa, ficar milionário e dar o grande salto na carreira. “Sabendo ele da rivalidade, também tem o episódio de 2020 em que ele estava em campo, em que o Corinthians endureceu muito o jogo com o Internacional para que não fosse campeão brasileiro, e sim que o Flamengo ganhasse“, lembrou, citando o jogo válido pela última rodada daquele Brasileirão Série A, disputado em fevereiro do ano passado.
Corinthians teria facilitado queda do Grêmio, para Meneghetti
O episódio do rebaixamento do Grêmio, em que o Corinthians não teria feito muitos esforços para derrotar o Juventude na última rodada do Brasileirão Série A 2021, foi lembrado por Meneghetti. “O mesmo Corinthians que entrou em campo contra o Juventude em dezembro completamente desmobilizado, desfocado, e a verdade seja dita, facilitando a vida do Juventude. Um Corinthians frouxo no estádio Alfredo Jaconi e todos nós sabemos o porquê“, recordou, citando a pressão dos torcedores para a equipe ajudar na queda do tricolor gaúcho, como uma forma de vingança pelo ocorrido em 2007. Naquela temporada, o Corinthians caiu após um empate com o Grêmio em Porto Alegre, pela última rodada do Brasileirão Série A.
“Esse é o Corinthians que se apequena. Neste ato de facilitar para o Juventude. E neste ato de dar mais importância à implicância ao Internacional do que à sua própria contratação“, concluiu Leonardo Meneghetti.
Nesta quarta (29), horas depois do anúncio oficial de Yuri Alberto pelo Corinthians, o jornalista Fabiano Baldasso trouxe uma opinião semelhante. Identificado com o Internacional, o influencer respondeu à postagem dos paulistas. “A VIDA DELES é o Inter. Isso mostra nosso tamanho“, escreveu.