CBF anuncia início dos Campeonatos Brasileiros Feminino Série A2 e da primeira A3 da história
Com três competições nacionais, entidade visa oferecer mais oportunidades para atletas e clubes no futebol feminino nacional
Na última quarta-feira (1), a CBF divulgou o calendário do Brasileirão Feminino A2 e A3. A grande novidade é que pela primeira vez o futebol nacional terá três divisões de competições voltadas ao futebol feminino.
Conforme divulgado pela entidade que administra o futebol brasileiro, as competições terão início no dia 11 de junho. A Série A2 terá 16 clubes enquanto na A3 serão 32 equipes buscando o acesso.
Julio Avellar, Diretor de Competições da CBF destacou a importância desse calendário.
“Com o Brasileirão Feminino A2 e A-3, o calendário do futebol feminino ganha profundidade com mais clubes, oferecendo mais oportunidades para o crescimento das atletas. É um passo muito importante no desenvolvimento do nosso futebol feminino”, declarou.
Saiba mais detalhes das competições que irão movimentar o calendário do futebol feminino em 2022
Série A2
O Brasileirão Feminino A2 tinha previsão de início no mês de maio. Mas por conta de ajustes da CBF, a opção foi postergar a data inicial da competição.
Os times estarão divididos em quatro grupos de quatro equipes. Após confrontos entre si, no formato de turno e returno, os dois primeiros avançam para a fase de quartas de final. Em seguida, disputas das semifinais e finais.
A partir da fase eliminatória, todos os duelos serão em jogos de ida e volta.
O Campeonato Brasileiro Feminino A2 terá a presença dos seguintes times:
- Grupo A
- Aliança/Goiás
- América-MG
- Athletico Paranaense
- Minas Brasília
- Grupo B
- Bahia
- Botafogo
- Fluminense
- Vasco
- Grupo C
- Botafogo-PB
- Ceará
- Fortaleza
- UDA
- Grupo D
- Cefama
- Iranduba
- JC
- Real Ariquemes
Série A3
A terceira divisão do futebol feminino será disputada em outro formato. Os clubes irão se enfrentar em duelos eliminatórios desde o começo da competição. Conforme informado pela CBG, os confrontos foram definidos seguindo critérios geográficos.
Os quatro melhores times garantem o acesso ao Brasileirão Feminino A2 em 2023.
Confira os jogos da primeira rodada:
Realidade Jovem x AD Taubaté
Vila Nova FC x Cabofriense
Ipatinga x Criciúma
EC Flamengo x Juventude
Operário x Legião
Coritiba x Toledo
Vila Nova x Atlético-GO
Cuiabá x Mixto
Estanciano x Doce Mel
Náutico x Sport
CRB x VF4
União x Menina Olímpica
Intercap/Paraíso x Abelhas Rainhas
Ypiranga x Remo
São Raimundo x 3B
Rio Branco x Barcelona
Presença de equipes tradicionais no futebol feminino
A iniciativa da CBF em ampliar o calendário da categoria busca auxiliar no desenvolvimento do futebol feminino por todo o Brasil. Isso porque com três divisões, teremos oportunidades para jovens atletas mostrarem sua qualidade.
A Série A2 é um exemplo claro disso, com a presença de equipes tradicionais do futebol brasileiro, como América-MG, Athletico Paranaense, Bahia, Botafogo, Fluminense, Ceará, Fortaleza e Vasco.
Já no Brasileirão A3, temos nomes conhecidos, como Criciúma. Juventude, Cuiabá, Coritiba, Náutico, Sport e Remo. A médio / longo prazo, essas iniciativas têm tudo para alavancar ainda mais o futebol brasileiro no país.
Outro detalhe importante é a atenção que a CBF vem dando para as categorias de base, tanto de clubes como da própria seleção.
Na próxima segunda-feira vamos conhecer as atletas que representarão as #GuerreirasDoBrasil 🇧🇷 nos jogos preparatórios de junho e na disputa da Copa América!
— Seleção Feminina de Futebol (@SelecaoFeminina) May 30, 2022
Saiba mais: https://t.co/bbZcEbgXMH pic.twitter.com/LGfzZWdocQ