20 anos do penta: Relembre o time do Brasil que venceu a Copa do Mundo em 2002
No dia 30 de junho a seleção brasileira venceu a Alemanha e conquistou seu quinto título mundial da história
Há 20 anos, o torcedor brasileiro teve a oportunidade de gritar “É campeão!” com a seleção brasileira. Em 2002, a seleção canarinho garantiu o pentacampeonato ao vencer a Copa do Mundo, disputada na Coréia do Sul e Japão. Comandada por Luiz Felipe Scolari, o elenco contava com diversos craques, com destaque para Ronaldinho Gaúcho, Ronaldo Fenômeno e Rivaldo.
De forma invicta, o Brasil venceu todos os seus adversários, começando com uma vitória apertada contra a Turquia e terminando com grande atuação de R9 na final, marcando dois gols em cima de Oliver Kahn, goleiro alemão que foi eleito o Bola de Ouro da Copa.
Para celebrar os 20 anos da conquista, relembre os 23 atletas que garantiram o pentacampeonato, por posição.
Gol – Jogadores atuando no Brasil
Ao contrário do que observamos nos dias atuais, a seleção brasileira tinha diversos jogadores atuando no futebol brasileiro. Marcos (Palmeiras) foi o titular de Felipão, com Dida (Corinthians) e Rogério Ceni (São Paulo) como reservas.
Lateral-direita – Capitão e destaque do São Paulo
Cafu (Roma) foi quem usou a tarja de capitão do Brasil e teve o direito de erguer a taça do penta. Já na reserva, Scolari optou por Belleti (São Paulo). Em seguida, logo após o Mundial, ele se transferiu para o futebol europeu, contratado pelo Villarreal.
Lateral-esquerda – jogadores “gringos”
Roberto Carlos (Real Madrid) foi o lateral titular, com Júnior (Parma) sendo seu reserva imediato.
Zaga – predomínio europeu
A seleção brasileira jogou em um esquema com três zagueiros e teve como titulares Lúcio (Bayer Leverkusen), Roque Júnior (Milan) e Edmilson (Lyon). Anderson Polga (Grêmio) era o reserva para o setor.
Meio campo – Setor dominado por jogadores atuando no Brasil
A seleção brasileira tinha como titulares três jogadores que atuavam no futebol brasileiro. Além de Marcos, Gilberto Silva (Atlético-MG) atuava no meio de campo, ao lado de Juninho Paulista (Flamengo). Completando o setor estava Ronaldinho Gaúcho (PSG).
Como opções no meio, Felipão contava com: Ricardinho e Vampeta (Corinthians), Kléberson (Athletico Paranaense) e Kaká (São Paulo).
Ataque – craques consagrados
Rivaldo (Barcelona) e Ronaldo Fenômeno (Inter de Milão) comandavam um ataque estrelado do Brasil. Mas o banco de reservas tinha atletas de alto nível: Denílson (Betis), Edilson (Cruzeiro) e Luizão (Grêmio).
Time-base do Brasil
Formação: 3-5-2
Escalação: Marcos, Lúcio, Edmilson e Roque Júnior; Cafu, Gilberto Silva, Juninho Paulista. Roberto Carlos e Ronaldinho Gaúcho e Ronaldo Fenômeno. Técnico: Luiz Felipe Scolari
Campanha da seleção brasileira na Copa do Mundo
- Fase de Grupos
- 3/6 – Brasil 2 x 1 Turquia
- 8/6 – Brasil 4 x 0 China
- 13/6 – Costa Rica 2 x 5
- Oitavas de final
- 17/6 – Brasil 2 x 0 Bélgica
- Quartas de final
- 21/6 – Inglaterra 1 x 2 Brasil
- Semifinal
- 26/6 – Brasil 1 x 0 Turquia
- Final
- Alemanha 0 x 2 Brasil
Sonho do hexacampeonato do Brasil
Após um longo jejum, a seleção brasileira sonha em levantar mais um título da Copa do Mundo. Mas, ao contrário de 2002, devemos ter uma convocação com poucos jogadores atuando no Brasil.
Weverton, atualmente no Palmeiras, é nome certo. No entanto, como Tite poderá levar 26 jogadores para o Catar, existe a possibilidade de surpresas do futebol brasileiro. Só que o mais provável é que a seleção brasileira seja formada praticamente por jogadores que atuam na Europa.
O Brasil ainda terá o jogo adiado contra Argentina, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo, e mais um amistoso para fechar sua preparação.
Estes próximos compromissos deverão servir para o técnico fechar o grupo. Mas, pelas últimas convocações, a impressão é que a base do Brasil já está definida. Apenas em caso de lesão devemos ter grandes novidades na seleção brasileira.