Beach tennis tem etapa do circuito mundial em Uberlândia
Evento reúne mais de 600 atletas, sendo 192 profissionais, que vão disputar prêmios de US$ 35 mil
A cidade de Uberlândia, no Triangulo Mineiro, recebe de quinta-feira até domingo uma etapa de ITB BT400, o circuito mundial de beach tennis. O evento será nas quadras do Praia Clube e terá a presença de mais de 600 atletas de 15 países.
São 192 atletas profissionais em disputa por uma premiação de US$ 35 mil. Os demais são amadores. A organização do torneio espera cerca de 1.500 espectadores por jogo nas quadras.
O principal brasileiro da modalidade, André Baran, participará em dupla com o russo Nikita Burmakin. Os dois conquistaram nas últimas semanas a etapa de Valinhos, no interior paulista.
No torneio feminino, uma das atrações será a paulista Samantha Barijan, que já foi número 1 do mundo e eleita a melhor jogadora do planeta em 2013. Ela jogará ao lado de Raquel Lotte.
Saiba mais sobre o beach tennis
O beach tennis foi criado na década de 1980 na Itália, e chegou ao Brasil em 2008. As regras são uma mistura do tênis tradicional com vôlei de praia e badminton. A pontuação é a mesma do tênis, mas a rede é mais alta (cerca de 1,70 m) e o atleta não pode deixar a bolinha cair no chão, o que deixa a dinâmica mais parecida com o badminton.
A bola é parecida com a do tênis, com as mesmas medidas, mas com menos pressão, o que permite que ela flutue um pouco mais. Depois de se popularizar em cidades litorâneas, o esporte hoje é praticado em várias cidades fora das regiões praianas. Hoje, segundo a ITF (Federação Internacional de Tênis), o Brasil é a segunda maior força do mundo neste esporte, atrás apenas da Itália, o país criador.
Segundo os praticantes, a popularidade do beach tennis se deve principalmente à facilidade com que uma pessoa aprende a jogar e por ser uma excelente opção para quem quer melhorar o condicionamento físico e cuidar da saúde.