Segundo informações do jornal “as“, Xavi Hernández, ídolo e atual técnico do Barcelona, teve recentemente uma longa conversa com Laporta, presidente do clube, para alinhar suas expectativas para esta temporada.
Durante a conversa, Xavi insistiu na necessidade de fechar as contratações de dois jogadores: Robert Lewandowski, do Bayern de Munique, e o zagueiro Jules Koundé, do Sevilla. Para o treinador, esses são os dois reforços prioritários que irão sustentar o planejamento do clube catalão daqui em diante.
Koundé seria perfeito para liderar e acertar a defesa e Lewandowski aumentaria poder ofensivo do time. Xavi também alertou o presidente sobre a necessidade de realizar as duas contratações o mais rápido possível, já que quer contar com eles para a pré-temporada nos Estados Unidos, em julho.
O Barcelona estaria disposto a pagar até 40 milhões de euros por Lewandowski, enquanto espera baixar o valor de 80 milhões de euros exigidos por Koundé pelo Sevilla. A transferência pelo zagueiro francês poderá ter Sergiño Dest envolvido como moeda de troca.
A situação de outros reforços também foi discutida, como o caso do brasileiro Raphinha, jogador que Xavi também considera vital. Porém, também foram estabelecidos limites para essa transação: 40 milhões de euros é o máximo que o Barça aceita pagar pelo ponta do Leeds. Ainda assim, o cenário envolvendo a transferência de Raphinha é otimista nos bastidores do clube catalão.
O nome de Bernardo Silva, do Manchester City, também foi pauta na conversa, porém essa é tida com uma negociação bem mais complicada que as demais. Primeiramente, o Barça precisa finalizar a venda de Frenkie de Jong, para abrir espaço no elenco e fazer caixa. O valor mínimo fixado pelo clube espanhol é de 85 milhões de euros.
Até o momento, o Manchester United ofereceu apenas 70 milhões de euros por De Jong, então ainda há muito para ser feito até uma proposta oficial por Bernardo Silva. Mais tarde, com o dinheiro na mão, o Barça ainda terá que lidar com o City, um osso duro de roer, que não facilitará as coisas para o clube catalão. Segundo a mídia inglesa, o preço inicial estipulado pelo jogador seria próximo dos 100 milhões de euros.
Até aqui, as transferências mais prováveis de se concretizarem em breve no Barcelona, são as chegadas de Marcos Alonso e César Azpiliciueta, ambos do Chelsea. Outros que estão apenas esperando o anúncio oficial depois de fechar um acordo com o clube catalão há alguns meses são o zagueiro Andreas Christensen, também do Chelsea, e o meio-campista Frank Kessié, do Milan. Os dois estarão livres no mercado já no próximo mês e só esperam que o Barcelona oficialize seus contratos para disputarem o Campeonato Espanhol pelo gigante catalão na próxima temporada.