Home Mercado da Bola As 23 vendas mais caras da história do Barcelona

As 23 vendas mais caras da história do Barcelona

Time Espanhol não só faz compras milionárias, mas também já vendeu muitos jogadores por valores históricos, confira a lista

William Nunes
Formado em produção audiovisual pela PUCRS, cineasta, redator e escritor, roteirista e Youtuber.

O Barcelona sempre foi conhecido por seu poder aquisitivo. O clube esteve envolvido em algumas das maiores contratações da história do futebol e alguns dos maiores astros do mundo já jogaram ali. Entretanto, quando por algum motivo a equipe precisa vender, também há um bom histórico de vendas.

Iván de la Peña: Lazio, 15 milhões de euros

Um dos meias mais talentosos da história do futebol espanhol, mas que é pouco conhecido aqui no Brasil. Iván de la Peña, hoje com 46 anos, foi um importante jogador do Barcelona nos anos 90. Jogou inclusive por lá com Ronaldo Fenômeno. O brasileiro, ao saber da aposentadoria em 2011 de la Peña, chegou a afirmar no Twitter:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

“Hoje o futebol está triste. A aposentadoria de Iván de la Peña é uma grande perda para nós que amamos o futebol arte”- Escreveu o brasileiro.

Dmytro Chygrynskiy: Shakhtar Donetsk, 15 milhões de euros

O jogador chegou ao Barcelona em 2009, vindo do Shakhtar Donetsk. Na época, o treinador era Pep Guardiola e a dupla da zaga era simplesmente Puyol e Piqué.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O atleta acabou sendo tendo um desempenho inferior ao esperado jogando com a camisa do Barcelona. Ainda mais levando em consideração valor pago por sua contratação (25 milhões de euros).

Posteriormente, em uma entrevista, o jogador falou sobre a necessidade que tinha de mais tempo para se adaptar ao Barcelona, o que acabou não ocorrendo.

Claudio Bravo: Manchester City, 18 milhões de euros

O grande goleiro Chileno era destaque por sua seleção, mas ainda não possuía uma sólida carreira atuando na Europa. Foi quando o Barcelona contratou o jogador. Anos depois de boas atuações por lá, mas sem uma titularidade indiscutível, o atleta se transferiu para o Manchester City.

PUBLICIDADE

Muitos se lembrarão de Bravo pelas atuações magistrais que esse goleiro fazia atuando pela seleção Chilena na Copa do Mundo e Copa América. Ele era o titular do gol da equipe considerada da “era de ouro” do Chile no futebol.

PUBLICIDADE

Sonny Anderson: Lyon, 19 milhões de euros

Outro jogador que atuou pelo Barcelona nos anos 90. O brasileiro permaneceu na Catalunha por duas temporadas, marcando 21 gols em 68 partidas.

Acabou sendo vendido para o Lyon. Lá, marcou 94 gols em 161 jogos.

Samuel Eto’o: Internazionale, 20 milhões de euros

Eto’o atuou pelo Barcelona por muitos anos. Inclusive foi campeão da Champions League por lá. Mas, quando foi vendido para a Inter de Milão, foi uma das vendas mais caras da época.

Na Itália, o jogador continuou brilhando e retomou o auge de seu futebol. Se tornando campeão da Champions League na Inter com Mourinho.

PUBLICIDADE

Lucas Digne: Everton, 20.2 milhões de euros

Lucas Digne atuou pelo Barcelona na temporada 2018/19. No entanto, o jogador esteve abaixo do esperado e acabou sendo negociado na temporada seguinte com o Everton.

Atualmente, Digne defende o Aston Villa.

Paco Alcácer: Borussia Dortmund, 21 milhões de euros

Na época, o Borussia Dortmund estava desesperado para encontrar um substituto à altura para Lewandowski, que havia saído para o Bayern de Munique. Por isso, se permitiu pagar tanto por Alcácer.

No entanto, o jogador não rendeu na Alemanha e demoraria muitos anos até o Borussia encontrar Haaland, que seria finalmente um substituto a altura para o atacante polonês.

PUBLICIDADE

Zlatan Ibrahimovic: Milan, 24 milhões de euros

Ibrahimovic já havia dominado a Itália quando foi contratado pelo Barcelona. Lá, ele não demorou a dominar também a Espanha. Mas, logo foi transferido para o Milan por um valor impressionante de 24 milhões de euros.

Ronaldinho: Milan, 24.15 milhões de euros

Ronaldinho foi um gênio. Quando esteve no Barcelona, a equipe venceu quase tudo que podia conquistar. Foi lá que se tornou o melhor do mundo por duas temporadas.

No entanto, com o tempo as atuações de Ronaldinho foram perdendo o brilho e o jogador acabou se transferindo para o Milan, para tentar retomar o seu bom futebol.

Thiago Alcántara: Bayern de Munique, 25 milhões de euros

Thiago Alcántara hoje brilha no Liverpool. Mas antes, o jogador atuava pelo Bayern e antes de ir para a Alemanha, o talentoso jovem jogava pelo Barcelona. Lá, ele era uma promessa, mas era atrapalhado por outros gênios que atuavam na Catalunha na época, como Xavi, Iniesta e outros.

PUBLICIDADE

André Gomes: Everton, 25 milhões de euros

O Talentoso português não conseguiu brilhar no Barcelona. A solução foi se mudar para o Everton da Inglaterra, time em crescimento de patamar.

Pedro: Chelsea, 27 milhões de euros

Pedro brilhou no Barcelona que contava com Xavi e Iniesta, além de outros craques. O jogador foi eficiente em sua passagem tanto pelo Barcelona quanto pelo Chelsea, conquistando vários títulos.

Ronaldo: Internazionale, 28 milhões de euros

Ronaldo é um dos jogadores mais amados do Brasil. O atual dono do Cruzeiro jogava muito bem pelo Barcelona quando foi negociado para a Inter de Milão (Internazionale). Lá, foi destaque e conquistou muita coisa.

Yaya Touré: Manchester City, 30 milhões de euros

Um dos volantes mais importantes da história recente do Manchester City. Yaya Touré jogou pelo Barcelona e se destacou muito por lá, até ser vendido por um valor gigantesco para o Manchester City, que a recém havia se tornado um clube rico.

PUBLICIDADE

Yerry Mina: Everton, 30.25 milhões de euros

O jogador que brilha hoje pelo Everton, teve uma passagem razoável pelo Barcelona. Sem destaques. Mas por sua seleção e pela equipe inglesa, suas apresentações são de encher os olhos.

Cesc Fàbregas: Chelsea, 33 milhões de euros

Fàbregas era um craque, tanto no Arsenal e Barcelona quanto no Chelsea, para onde foi vendido. Era uma meia genial, parecido com Xavi e Iniesta. Isso talvez tenha diminuído o brilho de sua carreira na Espanha e na seleção também, pois havia outros gênios a disputar posição com ele.

No entanto, Fàbregas ainda era valorizado mesmo em idade avançada e acabou sendo vendido por uma fortuna para o Chelsea.

Jasper Cillessen: Valencia, 35 milhões de euros

Cillessen chegou depois da Copa do Mundo de 2014 como uma opção de renovação do Barcelona. Lá, disputava posição com outros goleiros de excelente nível, até por isso, nunca se tornou titular absoluto.

PUBLICIDADE

No entanto, hoje o jogador está se destacando pelo Valencia, que busca retomar a grandeza que já teve no futebol.

Malcom: Zenit de San Petersburgo, 40 milhões de euros

O jovem brasileiro foi considerado uma decepção no Barcelona. Entretanto, ainda possuía muito mercado. O Zenit, da Rússia, chegou com um caminhão de dinheiro e levou o craque brasileiro. Hoje, Malcom brilha no Zenit, junto com outros craques por lá.

Paulinho: Guangzhou Evergrande Taobao, 42 milhões de euros

Paulinho hoje joga no Brasil, mas já passou por muitos times no mundo. Brilhou no Tottenham e também no Barcelona. Entretanto, os Chineses do Guangzhou Evergrande vieram com tudo convictos de que precisavam contar com o jogador. O resultado disso? Uma transferência de 42 milhões de euros.

Alexis Sánchez: Arsenal, 42.5 milhões de euros

O craque Chileno já havia brilhado pela Europa e pela seleção quando o Barcelona o contratou. Infelizmente, no campeonato espanhol, o jogador não conseguiu manter o nível de suas atuações. Com o tempo, acabou sendo vendo para o Arsenal, por 42,5 milhões de euros.

PUBLICIDADE

Luis Figo: Real Madrid, 60 milhões de euros

Figo foi um gênio de sua época. O português brilhou por onde atuou e pela seleção portuguesa. Entretanto, o jogador tem uma negociação polêmica na carreira. O Barcelona acabou vendendo o jogador para o rival Real Madrid, pelo valor monumental de 60 milhões.

Arthur: Juventus, 72 milhões de euros

Arthur é amado no sul do Brasil. O jogador foi campeão da libertadores pelo Grêmio em 2017. Sua chegada ao Barcelona foi boa. Se tornou titular e atuava constantemente. No entanto, no final de sua passagem, o jogador era visto como uma opção “pouco ofensiva” e era preterido por outros atletas.

Mas, sem problemas, o Barcelona decidiu vendê-lo para a Juventus e ainda assim lucrou mais ou menos 30 milhões de euros com sua venda.

Neymar: PSG, 222 milhões de euros

Neymar havia sido campeão da Champions League ao lado de Messi, mas havia alguém disposto a dar muito dinheiro por ele. O PSG, milionário, talvez bilionário, chegou com 222 milhões de euros, a maior contratação da história e levou o brasileiro para jogar na França. Ela está por lá até hoje.

PUBLICIDADE

Better Collective