A nadadora brasileira Ana Marcela Cunha conquistou nesta quinta-feira (30) o pentacampeonato mundial na prova de 25km em águas abertas (antiga maratona aquática). Ela completou a prova em 5h24min15s, disputada no Lago Lupa, em Budapeste, na Hungria, que encerrou a programação da modalidade no Mundial de Esportes Aquáticos.
Com a quinta vitória mundial consecutiva na mais longa e desgastante prova da natação, Ana Marcela fechou a trinca de três medalhas nas três provas que disputou no Mundial deste ano: já havia sido ouro na prova de 6km e bronze na de 10km – a mesma distância da prova olímpica em que foi medalha de ouro em Tóquio-2020.
“É uma emoção muito grande. Foram dias muito difíceis para poder chegar aqui. Não sabia realmente se poderia estar neste Mundial. Gostaria de agradecer a todos que participaram da minha recuperação para que eu pudesse chegar aqui e poder representar bem o Brasil e conquistar estas três medalhas”, disse Ana Marcela ao site da CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos).
Com a vitória desta quinta, Ana Marcela, de 30 anos, chegou a 14 medalhas em campeonatos mundiais, sendo sete de ouro, duas de prata e cinco de bronze.
Nesta prova de 25km, o Brasil ainda teve Cibelle Jungblut, que terminou na 13ª posição. Na prova masculina, Bruce Hanson sentiu uma lesão no ombro e abandonou a prova na penúltima volta, sem conseguir classificação.
Graças a Ana Marcela, o país está em 11º lugar no quadro de medalhas do Mundial, com duas medalhas de ouro, uma de prata e duas de bronze. As outras medalhas brasileiras foram conquistadas por Nicholas Santos, nos 50m borboleta, e Guilherme Costa, nos 400m livre.
O Mundial segue até domingo (03), com a definição dos torneios de polo aquático e saltos ornamentais, que ainda contam com a participação de atletas brasileiros.